Líder do CV em invasão ao Morro dos Macacos morre em operação do Bope na comunidade | Rio de Janeiro

Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, vulgo Titauro – Reprodução/Redes sociais Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, vulgo Titauro Reprodução/Redes sociais Publicado 11/07/2025 19:42 Rio – Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizam, desde o fim da tarde




Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, vulgo Titauro
Reprodução/Redes sociais

Rio – Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizam, desde o fim da tarde desta sexta-feira (11), uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Durante a ação, o criminoso Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, vulgo Titauro, apontado como a principal liderança do Comando Vermelho (CV) na tentativa de invasão da facção à comunidade, acabou atingido e morreu.

O criminoso chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Federal do Andaraí, mas não resistiu. De acordo com a Polícia Militar, a ação tem como principal objetivo coibir a movimentação de criminosos na região. Até o momento, um fuzil e munições foram apreendidos.

Segundo relatos de moradores, rajadas de tiros são ouvidas desde as 17h23, com os disparos se intensificando ao longo das horas. O Centro de Operações Rio informou que a Rua Torres Homem está interditada na altura do Túnel Noel Rosa em função da operação. O trânsito está intenso nas proximidades. 

Em meio à rotina de medo, marcada por confrontos frequentes entre facções rivais, moradores tentam alertar vizinhos pelas redes sociais. “O acesso ao Morro dos Macacos tem sido marcado por intensa instabilidade” e “Cuidado na volta para casa, morador. Os tiros começaram”, escreveram alguns perfis. Veja o momento dos disparos:

Entenda a disputa na região

Desde o ano passado, o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP) travam uma disputa pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade.

Atualmente, o TCP domina o morro, mas os constantes tiroteios na área são resultado de uma tentativa de expansão territorial do CV, com traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, buscando aumentar sua influência. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos bandidos.

Quem é Titauro

Pedro Paulo Lucas, conhecido como ‘Titauro’, de 25 anos, era considerado foragido por cauda de um mandado de prisão preventiva expedido em maio do ano passado, pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

De acordo com o Portal dos Procurados, Pedro Paulo atuava como soldado no Terceiro Comando Puro (TCP), que domina o Morro dos Macacos, até o início de 2024. As investigações apontam que ele mudou de facção porque estava insatisfeito com os pagamentos que recebia da organização criminosa. Com isso, ele e outros seis criminosos roubaram armas e munições do TCP, fugindo para o Morro do São João, no Engenho Novo.

Na comunidade, ele foi acolhido pelo traficante William Sousa Guedes, conhecido como ‘Corolla’, uma das principais lideranças do Comando Vermelho, que foi preso em julho, durante operação da Polícia Civil no Jacarezinho.

A prisão do chefe do tráfico não impediu os planos de expansão da facção no Morro dos Macacos, que passaram a ser liderados por ‘Titauro’. Ainda de acordo com as investigações, o ex-soldado do TCP e seu grupo receberam a promessa de que poderiam gerenciar as atividades criminosas na comunidade caso conseguissem invadi-la.

Atenção, motorista! A Rua Torres Homem está interditada na altura do Túnel Noel Rosa em função de uma ocorrência policial na região. Trânsito intenso nas proximidades. Evite a região!





Conteúdo Original

2025-07-11 19:42:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE