Chiara fugiu da idosa ao se soltar de coleira, quando passeavam em Santa TeresaReprodução
Chiara é uma cadela SRD (Sem Raça Definida) – popularmente conhecida como “vira-lata” – de aproximadamente um ano e meio de idade. Ela havia sido adotada há uma semana em uma feira em um shopping no Leblon, na Zona Sul, onde a tutora Carolina Ribeiro, 28, trabalha como vendedora, e vinha se adaptando à rotina com a nova família. Entre as atividades, estavam os passeios pela manhã e à noite.
À época, Luciene contou ao DIA que levou Chiara para passear, por volta das 20h, e quando passava pelas ruas Fialho e Santa Cristina, uma motocicleta se aproximou e um homem desceu, tocou a cadela e perguntou se era dela, ao que idosa teria respondido que era da filha. Em seguida, uma mulher também teria desembarcado e, não satisfeita com o dinheiro que ela entregou, levou o animal, e eles fugiram em direção à Rua Santo Amaro.
Ao saber sobre o roubo do cão, Caroline chegou a fazer buscas pelo bairro e, no dia seguinte, encontrou a coleira de Chiara embaixo de um carro, na Rua Santo Amaro. Mãe, filha e alguns amigos seguiram procurando pela cadela em áreas próximas, mas ela ainda não foi encontrada. O caso foi registrado na 9ª DP (Catete), que ao longo das investigações obteve imagens de câmeras de segurança e descobriu que o cão havia fugido de Luciene e não roubada como relatado.
Nas imagens, é possível ver Chiara correndo pela calçada e depois indo para outra rua do bairro. A cadela quase é atropelada por um veículo, enquanto a idosa grita por seu nome e segue atrás dela. O registro também mostra que um homem tenta ajudar a pegar o cão, mas ele é mais rápido e continua fugindo. Confira abaixo. Segundo o delegado Rafael Barcia Sarnelli Lopes, Luciene inventou a história por medo da reação da filha.
Idosa vai responder por falso roubo de cadela que fugiu em Santa Teresa.
Crédito: Reprodução pic.twitter.com/P6pvx6eOCM
— Jornal O Dia (@jornalodia) April 30, 2025
“Ouvimos testemunhas, requisitamos imagens e, na verdade, o que aconteceu não foi nada disso. A cachorrinha se soltou da coleira, uma cachorrinha filhote, recém adotada, assustada, acabou fugindo. A mãe, com medo de se indispor com a filha, de ser responsabilizada, acabou inventando essa história toda, fez uma falsa comunicação de crime, movimentou a máquina do Estado, causou indignação desnecessária na sociedade”, afirmou o delegado.
Ainda segundo o delegado da 9ª DP, Caroline não sabia sobre a mentira da mãe e descobriu que a cadela fugiu pelos policiais, a partir do vídeo. Apesar da falsa comunicação de crime, os agentes da distrital seguem procurando por Chiara. “Nós ainda estamos recebendo informações para tentar localizar essa cachorrinha e devolver para a tutora”, disse Lopes.
Chiara foi resgata em uma caçamba de lixo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, junto de outros três irmãos, muito feridos. Os animais foram acolhidos pela ONG Adote um Bichinho que promoveu a feira em que a cadela, que até então se chamava Magali, foi adotada por Carolina, em 12 de abril. Ela tem o porte pequeno para médio e pelos caramelos medianos.
2025-04-30 10:59:00