O homem de 18 anos que abrigou a adolescente Yara Melo Delfino, de 12 anos, que ficou desaparecida por cinco dias após conhecê-lo em um jogo online, será ouvido pela Polícia Civil. A menina foi encontrada em São Bernardo do Campo (SP) e retornou para a casa da mãe, em Santos, na última sexta-feira (11).
- Veja: Vídeo mostra área e altura de 70m que menina de 11 anos caiu no cânion Fortaleza
- Vídeo: Viúva diz que PM impediu socorro ao marido morto em Paraisópolis
“[Ele] deve ser ouvido para esclarecer o que aconteceu, dar a versão dele do ocorrido. A família dele também, porque tinha conhecimento de que a menina estava lá, então por que não fez mais nada?”, disse o delgado Thiago Nemi Bonametti ao G1.
Segundo o delegado, a adolescente permaneceu quase uma semana na casa do rapaz com o conhecimento dos familiares dele. “Nós colocamos também a mãe dele como envolvida nessa ocorrência para dizer se cuidou dessa menina, se não cuidou, por que não avisou os familiares”, acrescentou.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a menor foi levada à delegacia junto à responsável, onde foi ouvida. “O Conselho Tutelar foi acionado e as diligências prosseguem visando o devido esclarecimento dos fatos”, disse a pasta, em nota. O caso citado é investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios de Santos.
— Ontem [quinta-feira] identificamos o rapaz que ela conversava e a cidade em que estavam. Fizemos um apelo no jornal para ela aparecer antes de irmos lá. E ela hoje ligou para a mãe e veio (para casa) de Uber. Ao ouvimos, registramos o encontro e encaminhamos ao conselho tutelar e à delegacia de Santos — disse o delegado, que investiga o caso.
Adolescente enviou áudio à mãe
Na quinta-feira (10), mensagens obtidas pelo G1 mostram que Yara enviou um áudio à mãe dizendo que estava bem e na casa de uma amiga.
— Mãe, eu tô bem, tá? Não precisa se preocupar. Dia 23 eu tô em casa. Tá tudo bem, eu tô numa casa de uma amiga, não precisa se preocupar — disse a menina à mãe, Maria Patrícia Melo.
De acordo com o delegado Bonametti, responsável pelo caso, Yara estava morando há 15 dias com a mãe, que tem guarda compartilhada com a avó. Segundo ele, o fato da adolescente ter saído de casa pode indicar problemas familiares que precisam ser resolvidos.
Para a investigação, ainda não está confirmada a informação de que Yara conheceu o rapaz por meio do jogo online.
2025-07-12 10:52:00