Lucas, conhecido como “Sucesso”, foi preso um pouco mais de um mês do crimeReprodução / TV Globo
Rio – Lucas da Silva Portela Xavier foi condenado a 24 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato do vereador de São Gonçalo Aldecyr Maldonado (PL) em novembro de 2023. A sentença do criminoso saiu nesta quinta-feira (18) pelo 4º Tribunal do Júri de São Gonçalo.
Ao ler a sentença nesta quinta-feira, a juíza Juliana Bessa Ferraz Krykhtine destacou que o domínio do tráfico de drogas se expande cada vez mais, impedindo a população de viver com dignidade.
“O réu, imbuído de uma autoridade que não tinha, no dia dos fatos, atuava como verdadeiro ‘xerife’ da localidade. Ostenta, sem qualquer pudor, a arma de fogo em punho e ainda cobra satisfações das testemunhas do presente processo, que restaram acuadas e apavoradas”, complementou.
De acordo com a prévia da Polícia Militar na época, os dois funcionários haviam deixado o vereador em casa e testemunharam um roubo a uma moto. A dupla, então, ficou com medo de que os assaltantes roubassem o carro e se esconderam em uma casa na mesma rua. Eles ligaram e avisaram Cici, que saiu da residência armado para checar a situação. Nesse momento, teria acontecido uma troca de tiros e o parlamentar foi atingido na cabeça.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio, os dois assessores do político chegaram a escutar um disparo de arma de fogo e a voz de Lucas.
O vereador que estava em seu primeiro mandato foi socorrido e levado para o Pronto Socorro Central, no bairro Zé Garoto, mas não resistiu aos ferimentos.
Para a magistrada do caso, “as circunstâncias do crime são graves e não podem nem devem ser banalizadas pelo Poder Judiciário”.
Aldecyr Maldonado deixou esposa, com quem era casado há 36 anos, e três filhas.
2025-09-19 08:35:00