Homem é condenado a 24 anos de prisão pelo assassinato do vereador Cici Maldonado | Rio de Janeiro

Lucas, conhecido como “Sucesso”, foi preso um pouco mais de um mês do crime – Reprodução / TV Globo Lucas, conhecido como “Sucesso”, foi preso um pouco mais de um mês do crimeReprodução / TV Globo Publicado 19/09/2025 08:35 |




Lucas, conhecido como “Sucesso”, foi preso um pouco mais de um mês do crimeReprodução / TV Globo

Rio – Lucas da Silva Portela Xavier foi condenado a 24 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato do vereador de São Gonçalo Aldecyr Maldonado (PL) em novembro de 2023. A sentença do criminoso saiu nesta quinta-feira (18) pelo 4º Tribunal do Júri de São Gonçalo.

Lucas, conhecido como “Sucesso”, foi preso no dia 19 de dezembro de 2023, um pouco mais de um mês do crime. Após informações passadas pelo Disque Denúncia, os policiais localizaram o homem saindo da Comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Ao ler a sentença nesta quinta-feira, a juíza Juliana Bessa Ferraz Krykhtine destacou que o domínio do tráfico de drogas se expande cada vez mais, impedindo a população de viver com dignidade.

“O réu, imbuído de uma autoridade que não tinha, no dia dos fatos, atuava como verdadeiro ‘xerife’ da localidade. Ostenta, sem qualquer pudor, a arma de fogo em punho e ainda cobra satisfações das testemunhas do presente processo, que restaram acuadas e apavoradas”, complementou.

O ex-parlamentar, que atendia também por “Cici Maldonado”, foi morto a tiros no dia 7 de novembro de 2023 quando chegava em casa, no Porto da Madama, em São Gonçalo. O ataque aconteceu por volta das 23h e a vítima estava com dois assessores, que não se feriram.

De acordo com a prévia da Polícia Militar na época, os dois funcionários haviam deixado o vereador em casa e testemunharam um roubo a uma moto. A dupla, então, ficou com medo de que os assaltantes roubassem o carro e se esconderam em uma casa na mesma rua. Eles ligaram e avisaram Cici, que saiu da residência armado para checar a situação. Nesse momento, teria acontecido uma troca de tiros e o parlamentar foi atingido na cabeça.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio, os dois assessores do político chegaram a escutar um disparo de arma de fogo e a voz de Lucas.

O vereador que estava em seu primeiro mandato foi socorrido e levado para o Pronto Socorro Central, no bairro Zé Garoto, mas não resistiu aos ferimentos.

Para a magistrada do caso, “as circunstâncias do crime são graves e não podem nem devem ser banalizadas pelo Poder Judiciário”.

Aldecyr Maldonado deixou esposa, com quem era casado há 36 anos, e três filhas.



Conteúdo Original

2025-09-19 08:35:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE