A prisão em flagrante de um jovem por tráfico de drogas, em dezembro de 2023, na Rodovia dos Tropeiros, em Arapeí, interior de São Paulo, deu início a uma investigação da Polícia Civil que revelou um suposto plano do Comando Vermelho (CV) para dominar o tráfico de drogas em cidades paulistas próximas à fronteira com o Rio de Janeiro.
O jovem preso em 2023 tinha 19 anos, portava 59 pinos de cocaína e um caderno com anotações da “prestação de contas” do tráfico. Nas embalagens, havia a seguinte frase: “CV – qualquer violação reclamar na boca”.
Leia também
-
São Paulo
Quem é líder do CV que escapou de operação no Rio e foi preso em SP
-
São Paulo
Líder do CV que escapou de megaoperação no Rio é preso em São Paulo
-
São Paulo
Como território do CV virou “santuário do crime” para outras facções
-
Mirelle Pinheiro
CV negocia drones com visão térmica para caçar policiais no Rio
Questionado pelos policiais, o suspeito teria admitido ser ligado ao Comando Vermelho. Segundo ele, um líder da facção em Resende, no Rio de Janeiro, teria dado uma ordem para que ele e outros criminosos começassem a vender entorpecentes nas cidades de Arapeí e Bananal. O homem, que não teve o nome revelado, foi identificado como “Paizão”.
Ao longo do ano de 2024, a Polícia Civil da região registrou mais uma série de ocorrências envolvendo a facção carioca. As investigações locais indicam que a atividade do grupo estaria concentrada no bairro da Palha, em frente a um conhecido bar da região.
Em novembro daquele ano, uma mulher presa em flagrante por tráfico disse que estava guardando drogas em cas a pedido de traficantes do CV identificados como “Benzemah”, “Loco” e “TNT”.
Cerca de um mês depois, a Polícia Civil deflagrou uma operação de cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão contra o CV em Bananal. A ação contou com o apoio de cães da Polícia Militar e do helicóptero Pelicano da Polícia Civil. Sete pessoas foram presas em flagrante, além de um adolescente apreendido.
A investigação da Polícia Civil de Bananal segue em andamento, em um processo que corre em segredo de Justiça no fórum da cidade. A reportagem questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre o caso, mas não obteve retorno até o momento da publicação.
23 cidades com indício do CV
Ao menos 23 cidades do estado de São Paulo teriam registrado a presença do Comando Vermelho (CV) nos últimos três anos, conforme levantamento feito pelo Metrópoles em processos judiciais e boletins de ocorrência registrados desde janeiro de 2023. Os documentos indicam a influência da facção carioca em diferentes níveis, seja por meio da presença de integrantes, da atuação indireta ou até do domínio do tráfico de drogas na região.
Integrantes da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo ouvidos pela reportagem afirmam que a presença do CV no estado aumentou nos últimos anos, à medida que a principal facção paulista, o Primeiro Comando da Capital (PCC), estaria gradualmente perdendo o interesse pela venda da droga no varejo, nas chamadas “biqueiras”, e focando no atacado, com o tráfico internacional.
Entre as cidades identificadas no levantamento, a maioria se concentra no litoral norte, Vale do Paraíba e na porção leste do interior. Em alguns desses municípios, a presença da facção carioca coincide com a alta nos índices de criminalidade, entre eles o aumento da taxa de homicídio.
Veja no mapa abaixo:
2025-11-01 02:35:00



