O influenciador Vinicius Oliveira Santos, mais conhecido como “Boca de 09”, foi abordado por uma viatura da Polícia Militar de São Paulo neste fim de semana enquanto dirigia um veículo em via pública e fazia uma transmissão ao vivo para suas redes sociais. Mesmo sendo menor de idade — portanto, sem ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) —, ele acabou liberado pelos agentes.
- Rio: acidente na Tijuca deixa duas pessoas mortas e uma em estado grave
- Blog do Acervo: O acidente que causou a morte do filho de Gilberto Gil, em 1990
Segundo a Folha de S. Paulo, a abordagem aconteceu no bairro Perus, na zona norte da capital paulista, na madrugada de sábado para o último domingo. Boca de 09 estaria dirigindo um veículo que estava prestando serviço de transporte por aplicativo quando foi abordado por um viatura.
“Ali é Polícia? Aí atrás? É Polícia? Nossa, vai me parar. F****, mano. Eu estou sem carteira. Você é habilitado?”, questionou Boca de 09 (que admitiu não ser habilitado) ao que parece ser um passageiro, que respondeu negativamente.
Na sequência, os agentes da Polícia Militar emparelham com o carro de Boca de 09, que para o veículo. O influenciador e os policiais, então, começam um diálogo.
Polícia para veículo dirigido por Boca de 09, mas libera cantor, que não tem CNH
Boca de 09: “Visão, chefe?.”
Policial: “Beleza? Esse carro é seu?”
Policial: “Tá em seu nome?”
Boca de 09: “Não. É da minha mãe.””
Boca de 09: “Sim. To fazendo aqui […]. Uber.”
Policial: “Aí, sim. Da hora, hein.”
Nesse momento, Boca de 09 diz, ao que seria seu passageiro, que “atrasou o corre aqui”, reiterando que não tinha carteira de habilitação, “o carro não é meu, tá com multa” e “tá tudo de errado aqui”.
Os agentes se reaproximam e passam a elogiar os conteúdos publicados pelo influencer, que já havia tirado o cinto e pergunta se ele precisaria descer do carro, o que é dispensado pelos agentes, que dizem que só querem “fiscalizar”. Em seguida, Boca de 09 explica que os carros que vinham logo atrás também faziam parte da gravação, fazendo uma espécie de escolta. Os agentes dizem que “está tranquilo”.
O influenciador, inclusive, chega a dizer que alguns desses homens que vêm atrás também seriam policiais. Por fim, os policiais dizem que “está tranquilo”, “da hora” e ainda pedem para tirar uma foto. Boca de 09 desce do veículo, posa com os agentes e, ao fim, agradecem.
“Esqueça, tamo com os homi aqui hoje. É nós. Tamo junto”, diz Boca de 09, após o agente pedir para ele “mandar um salve”. Os agentes ainda pedem para ele “tomar cuidado”, ele agradece e deseja que “Deus abençoe” o trabalho deles.
Ao GLOBO, a Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que a “Polícia Militar instaurou procedimento disciplinar para apurar a conduta dos policiais envolvidos e as circunstâncias do atendimento”.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “conduzir um veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é considerado uma infração gravíssima” e “as penalidades incluem multa de R$ 880,41, retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado e, em casos mais graves, pode configurar crime de trânsito”.
2025-08-18 15:48:00