Projeto “Entre Nós” vai arrecadar cabelos para confecção de perucas em Nova Iguaçu

Projeto “Entre Nós” vai arrecadar cabelos para confecção de perucas em Nova Iguaçu 14 de outubro de 2025 Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Nova Iguaçu lançou, nesta terça-feira (14), o projeto “Entre Nós”, uma iniciativa da


Projeto “Entre Nós” vai arrecadar cabelos para confecção de perucas em Nova Iguaçu




Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Nova Iguaçu lançou, nesta terça-feira (14), o projeto “Entre Nós”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) voltada para o cuidado, acolhimento e valorização da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. Um dos principais focos da ação é a arrecadação de cabelos humanos para a confecção de perucas, que serão entregues gratuitamente a mulheres que enfrentam a perda de cabelo em decorrência não somente do câncer, mas também de doenças como lúpus e alopecia.

A doação dos cabelos pode ser realizada nos equipamentos da Assistência Social, como CRAS e CREAS. Os fios devem estar secos e amarrados com elástico no ato da doação. Eles serão cuidadosamente higienizados, separados por cor e armazenados. A confecção das perucas será feita pela equipe de costura criativa da SEMAS no CRAS Monte Verde e no Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), este último com foco também na valorização da autoestima de mulheres idosas atendidas pela rede.

“O projeto “Entre Nós” tem como objetivo promover o acolhimento, a solidariedade e devolver a autoestima às mulheres em tratamento contra o câncer e outras doenças que causam a queda capilar. A ação busca fortalecer vínculos entre as doadoras voluntárias e as beneficiárias, criando uma rede de cuidados e empatia que vai para além da estética, alcançando dimensões de dignidade, de afeto e de esperança para todas nós”,  afirma Elaine Medeiros, secretária municipal de Assistência Social.

A primeira doação recebida pela SEMAS foi da economista iguaçuana Vitória Cabral de Carvalho, 31 anos, moradora do bairro Carmari. Há 11 anos, ela perdeu o irmão mais velho, Vitor Cabral, vítima de um câncer raro.

“Sei o quão ruim e avassalador pode ser esse diagnóstico. Não há nada mais motivador e impulsionador para encarar esse momento do que ter pessoas que te incentivem e ajudem a levar esta carga. E a autoestima nesse processo ajuda e muito. O que temos em excesso pode fazer diferença na vida de alguém, trazendo sorrisos e uma pitada de esperança”, afirma Vitória, que já participou de outras ações da prefeitura voltadas para a campanha Outubro Rosa, como a Serenata Rosa. 

Para receber uma peruca, as interessadas deverão se cadastrar, podendo informar preferências de cor e tamanho, respeitando a disponibilidade do material. A distribuição será prioritariamente para moradoras de Nova Iguaçu.

Além da doação de perucas, o projeto “Entre Nós” contará com ações especiais que oferecem serviços de cuidado e conforto, como maquiagem e cuidados com o cabelo, especialmente pensados para mulheres que enfrentam os efeitos do tratamento oncológico.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE