Prefeitura de Nova Iguaçu lança novo canal de cadastro no programa de Coleta Seletiva

Prefeitura de Nova Iguaçu lança novo canal de cadastro no programa de Coleta Seletiva 16 de dezembro de 2025 A Prefeitura de Nova Iguaçu lançou um novo canal de cadastramento para moradores que desejam participar do Programa de Coleta Seletiva.


Prefeitura de Nova Iguaçu lança novo canal de cadastro no programa de Coleta Seletiva




A Prefeitura de Nova Iguaçu lançou um novo canal de cadastramento para moradores que desejam participar do Programa de Coleta Seletiva. Para aderir, basta preencher os seguintes dados: nome, telefone, endereço, CEP e ponto de referência, por meio do formulário digital disponível no link: https://bit.ly/4pTljm5. Depois do cadastro, o caminhão da coleta entrega ao morador um saco plástico transparente para armazenar o material reciclável.

Presente em todos os bairros e sub-bairros do município, o programa recolhe papel, papelão, caixas, vidros, sacos plásticos e garrafas PET, que são transformados em novos insumos. Atualmente, 4.300 escolas, residências e condomínios estão cadastrados, reunindo cerca de 15 mil participantes. Só este ano, 314 toneladas de recicláveis foram coletadas.

Para a coordenadora do Programa de Coleta Seletiva, Anna Clara Ramos, o novo formato de cadastramento deve ampliar ainda mais a adesão. “Esse programa é importante porque evita que todo esse resíduo vá para o aterro sanitário, aumentando sua vida útil. O material é doado para uma cooperativa de catadoras, que vive dessa renda. Com o novo link, esperamos alcançar ainda mais participantes”, afirmou.

O crescimento tem sido consistente. No primeiro ano, em 2021, foram recolhidas 68 toneladas. Em 2024, o volume chegou a 208 toneladas. “Isso mostra o quanto o programa vem crescendo e ajudando a construir uma cidade mais justa, limpa e sustentável”, destacou Anna.

Todo o material separado pelos moradores é encaminhado à cooperativa parceira, que comercializa com indústrias de reciclagem. Além de gerar renda, o processo reduz a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário e evita a poluição do solo, da água e do ar.

Entre os inscritos está a professora aposentada Luiza Ramos, de 66 anos, moradora de Santa Eugênia. Todas as terças-feiras, com apoio da neta Mariah, de 11 anos, ela higieniza e separa caixas de leite, papelão e garrafas plásticas para entrega. Segundo Luiza, o lixo doméstico caiu em 90%. “Estou ensinando minha neta a fazer a diferença e falo com todos na rua sobre o programa.”

A Coleta Seletiva funciona de segunda a sábado, das 7h às 15h, conforme o cronograma por bairro.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE