Prefeitura de Nova Iguaçu faz entrega domiciliar de certidões de isenção de IPTU

Prefeitura de Nova Iguaçu faz entrega domiciliar de certidões de isenção de IPTU 17 de junho de 2025 Com o objetivo de facilitar o acesso à certidão de isenção referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de


Prefeitura de Nova Iguaçu faz entrega domiciliar de certidões de isenção de IPTU




Com o objetivo de facilitar o acesso à certidão de isenção referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Nova Iguaçu está efetuando a entrega do documento em domicílio. O benefício, válido por dois anos, é concedido a maiores de 60 anos, que tenham renda de até dois salários mínimos, pessoas com deficiência física ou mental e ex-combatentes brasileiros.

A entrega das certidões é feita por equipes da Secretaria Municipal de Atendimento Geral e Ouvidoria (SEMAGO). Conforme as solicitações são recebidas e aceitas, os documentos são emitidos e enviados pessoalmente àqueles que têm direito. “A maior parte destas pessoas têm dificuldade de locomoção por serem idosas ou terem algum tipo de deficiência. Desta forma, a entrega domiciliar das certidões é um grande serviço, especialmente para aqueles que residem mais distante da região central da cidade. Assim, eles precisam comparecer somente uma vez na Prefeitura, para apresentar os documentos necessários e dar entrada no pedido de isenção”, explica o secretário da SEMAGO, Ricardo Gomes Rosas.

A dona de casa Janice Santos Lima Silva, de 70 anos, é uma das pessoas isentas de pagamento do IPTU. Moradora da Rua Irene, no bairro Jardim Belo Horizonte, ela estava no sacolão quando seu marido, Geraldo Jorge Silva, de 54, recebeu a visita da equipe da SEMAGO. Ele comemorava a conquista da esposa no exato momento em que ela chegou em casa e ouviu a notícia.

“Janice, você está isenta de pagar o IPTU!”, avisou Geraldo. “Vamos economizar R$ 400 por ano. Este dinheiro vai ajudar a comprar meus remédios”, comemorou a esposa, que sofre de artrose.

Morador da Estrada da Palhada, o aposentado César Andrade Barros, de 73 anos, também recebeu em casa sua certidão de isenção do IPTU. Acompanhado da esposa, Hilda Fernandes de Barros, de 57, ele celebrou a confirmação do benefício. “Eu já havia solicitado outras vezes, mas sempre faltava algum documento. Desta vez deu tudo certo e estamos muito felizes de receber a certidão em casa. Para quem ganha um salário mínimo, este dinheiro poupado faz muita diferença”, garante César, que deverá pagar somente a taxa anual de incêndio.

Solicitação vai até agosto

Quem ainda não garantiu a solicitação ou renovação de isenção do IPTU tem até o dia 1º de agosto para comparecer à Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC). Para dar entrada no pedido, quem tem direito ao benefício deve apresentar os documentos necessários para cada caso. A lista está em www.novaiguacu.rj.gov.br/semef/sobre/tributos/isencao/.

Quem solicitar a renovação da concessão do benefício deverá apresentar também o número do processo que reconheceu originalmente a isenção. Os contribuintes podem esclarecer dúvidas pelos seguintes e-mails: cac@novaiguacu.rj.gov.br; beneficiosfiscais.semef@novaiguacu.rj.gov.br; ou coord.imunidade@novaiguacu.rj.gov.br.

A CAC fica localizada na sede da Prefeitura, na Rua Athaíde Pimenta de Morais 528, Centro.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE