Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para dois cursos profissionalizantes

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para dois cursos profissionalizantes 07 de novembro de 2025 A Prefeitura de Nova Iguaçu vai iniciar neste mês as duas primeiras de uma série de capacitações gratuitas oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,


Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para dois cursos profissionalizantes




A Prefeitura de Nova Iguaçu vai iniciar neste mês as duas primeiras de uma série de capacitações gratuitas oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Ao todo, são 60 vagas para os cursos de Almoxarife e Assistente de Controle de Qualidade.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 14 de novembro, das 8h às 18h, por meio do formulário disponível em www.novaiguacu.rj.gov.br/semdettur/cursos.

As qualificações são resultado da parceria entre o governo municipal, o SENAI e o SESI, com apoio da FIRJAN, e têm como objetivo capacitar especialmente o público jovem para o mercado de trabalho.

O curso de Almoxarife é dividido em dois módulos. O básico, com carga horária de 60 horas, aborda fundamentos de logística e equipamentos de transporte e armazenagem. O módulo específico profissional trata das logísticas de recebimento, expedição e armazenagem, além da integração de competências profissionais, totalizando 120 horas.

A formação prepara o aluno para programar e controlar o recebimento de materiais, organizar o armazenamento e manter os registros atualizados no almoxarifado, seguindo normas técnicas, de segurança e meio ambiente. Com 180 horas de duração, o curso será realizado de 17 de novembro a 4 de fevereiro, no turno da manhã. Para participar, é necessário ter mínimo de 16 anos e ensino fundamental a partir do 7º ano.

O curso de Assistente de Controle de Qualidade tem 200 horas de duração e também é dividido nos módulos básico e específico profissional. O primeiro aborda técnicas e fundamentos da qualidade (50 horas), enquanto o segundo trata das ferramentas de qualidade, sistemas de gestão integrados e integração de competências profissionais (150 horas).

A qualificação prepara o participante para realizar o controle de processos de qualidade, aplicando ferramentas e procedimentos conforme normas de segurança, saúde e meio ambiente. As aulas serão no turno da tarde, de 17 de novembro a 11 de fevereiro. Os pré-requisitos são idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.

O convênio, assinado em outubro, prevê um total de 360 vagas em 12 cursos profissionalizantes. As próximas turmas serão de Eletricista de Obras e Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração. As inscrições devem ser abertas ainda este ano, com início das aulas previsto para janeiro.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE