Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é o segundo mais pesquisado do Brasil
O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI) foi destaque nacional em 2024. A unidade de conservação ficou em segundo lugar entre os parques municipais mais pesquisados na internet em todo o Brasil, segundo levantamento da plataforma especializada Bulbe Energia. Foram 56.100 buscas online no último ano. Apenas o Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo do Campo (SP), ficou à frente, com 62.470 consultas.
Além disso, o PNMNI também figura entre as dez unidades de conservação mais pesquisadas do país, ocupando a 10ª posição geral. No ranking, o Rio de Janeiro aparece ainda com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (6º lugar, 92.100 buscas) e o Parque Estadual da Pedra Branca (7º lugar, 77.700 buscas). O topo da lista foi ocupado pelo Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande (SP), com 161.400 buscas.
“O resultado desse levantamento mostra que o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu vem conquistando cada vez mais reconhecimento nacional. Não é apenas um espaço de lazer e contato com a natureza, mas também um patrimônio ambiental, histórico e científico que desperta curiosidade dentro e fora da cidade. Esse destaque reforça nosso compromisso em preservar a Mata Atlântica e promover o turismo sustentável, que valoriza nossa cultura, gera oportunidades e fortalece a identidade de Nova Iguaçu”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Caio Carneiro Campos.
Criado em 1988, o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é um dos principais cartões-postais da cidade. São 1.100 hectares de Mata Atlântica preservada, com cerca de oito quilômetros de trilhas sinalizadas que levam a cachoeiras, poços e miradouros naturais. Ao todo, são 11 áreas liberadas para banho, entre a Pedra da Contenda e a Serra do Vulcão.
Além do contato com a natureza, os visitantes encontram patrimônio histórico e cultural, como a antiga sede da Fazenda Dona Eugênia, do século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até os anos 1960. O parque também é referência para esportes radicais, como voo livre, praticado na rampa da Serra do Vulcão, e rapel na Cachoeira Véu da Noiva.
Localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha, o PNMNI guarda ainda o mistério da possível existência de um vulcão na região — tema da exposição “Na Trilha do Vulcão”, em cartaz no Complexo Cultural Mário Marques, no Centro de Nova Iguaçu.
O parque pode ser acessado tanto por Nova Iguaçu, pelo bairro Caonze, quanto por Mesquita, pelo bairro Coréia. Ele funciona de terça a domingo, das 8h às 16h, e a entrada é gratuita, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Mais informações e agendamentos para grupos escolares e atividades radicais podem ser solicitados pelo e-mail parquemunicipal@gmail.com ou no site oficial da Prefeitura: www.novaiguacu.rj.gov.br/semam/parquenatural.