Nova Iguaçu oferece serviços de prevenção em ação de campanha Novembro Azul
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam: mais de 71 mil casos de câncer de próstata por ano foram registrados no Brasil este ano. Entretanto, a próstata não é o único órgão do corpo do homem que pode adoecer. Pensando nisso, a Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, nesta quarta-feira (19), um evento na Clínica da Família de Jardim da Viga, em alusão ao mês de campanha Novembro Azul. A ação chamou atenção para a saúde masculina e os exames preventivos.
Quem esteve na unidade de saúde pôde sair com encaminhamentos para pedidos de exames de sangue e próstata, aferiu a pressão, fez teste glicêmico (para medir a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar e monitorar condições como diabetes e pré-diabetes), entre outros serviços.
“Estamos no mês de prevenção e cura do câncer de próstata, e essa ação é para oferecer saúde ao homem, que ainda tem uma resistência grande em ir a uma clínica para se cuidar. Aqui ele é acolhido, passa por uma triagem, é atendido por enfermeiros e recebe o encaminhamento para o exame, realizado na própria unidade. O câncer de próstata é tratável e o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, enfatizou a diretora da Clínica da Família de Jardim da Viga, Silvia Helena.
Durante a ação, também foram oferecidos serviços de estética e auriculoterapia – técnica que utiliza a estimulação de pontos específicos da orelha para tratar condições físicas e mentais. Os homens ainda receberam kits de higiene bucal com escova e pasta de dente, creme de cabelo e preservativos masculinos.

O aposentado Gilberto Valdevino de Oliveira, de 72 anos, foi um dos homens que ligaram o sinal de alerta e decidiram se prevenir de doenças. Ao chegar na unidade, ele aferiu a pressão e fez o teste de glicose.
“Não sabia que minha glicose estava 133 e a pressão alta. Vou me cuidar e marcar exames na clínica. Já que vim trazer minha esposa para marcar exame, não custa nada acompanhar de perto minha saúde. Faço o exame de próstata todo ano, pois o homem não pode ter vergonha e preconceito”, avisou.
O Novembro Azul é um movimento global de conscientização sobre a saúde do homem, com foco principal na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, a campanha incentiva os homens a cuidarem da saúde integral, que inclui saúde mental, física e hábitos de vida saudáveis.



