Escritora iguaçuana lança terceiro livro sobre suas experiências como empregada doméstica nesta quinta-feira (14) em evento da FENIG
A escritora Gil Santos lança, nesta quinta-feira (14), às 18h30m, na Noite de Autógrafos Fenig, no Espaço do Cliente, no segundo piso do TopShopping, seu terceiro livro. Em “Sentimentos e memórias”, ela narra suas experiências como empregada doméstica. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT).
Em sua nova obra, Gil Santos traz crônicas que misturam lembranças e emoções, costurando histórias sobre a saudade, o peso e a beleza das vivências. São reflexões íntimas e memórias que convidam o leitor a revisitar seus próprios sentimentos e a perceber que cada lembrança carrega um pedaço de quem somos.
“O que me move a escrever é a necessidade de dar voz ao que carrego dentro. No meu primeiro livro, contei minha própria história e percebi que a escrita não era apenas um registro de memórias, era um chamado. Entendi que precisava entrar para a literatura porque descobri que as palavras têm poder: elas curam, transformam e conectam. Escrevo para que outras pessoas encontrem, nas minhas linhas, um reflexo da própria vida e a coragem de contar a sua”, incentiva a autora.
Criada no bairro de Vila de Cava, em Nova Iguaçu, Gil Santos encontrou na escrita a forma de dar voz às suas vivências e reflexões. Uma das primeiras inspirações para a escrita foi o filme “Histórias Cruzadas” (2021), que aborda o tema do trabalho doméstico. A autora começou a escrever sobre suas próprias experiências na profissão e na vida e engajada como voluntária da Junta de Missões Mundiais da Igreja Batista na Baixada Fluminense, que atua na ajuda humanitária.
“Gil Santos contribui imensamente para a reflexão humana por meio de suas obras. Sua escrita representa um estímulo para que as pessoas desenvolvam seus talentos literários. Esse é um dos objetivos do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita: que cada pessoa possa ter acesso e oportunidade de escrever bem, além de conhecer e produzir literatura”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
A escritora desenvolveu seu talento a partir das muitas histórias que viveu e ouviu. A profissão de empregada doméstica forneceu muito material para que ela colocasse no papel suas ideias literárias. Elas se concretizaram no primeiro livro “Minha Vida, Minhas Histórias”, lançado em 2021, e no segundo “Minhas Histórias e Histórias de Outras Mulheres”, de 2024.
“O primeiro livro foi a porta de entrada, aquela descoberta de que a sua voz pode ecoar, tocar e transformar. O segundo já veio com mais segurança, maturidade e coragem para aprofundar temas, abrir o coração e deixar sua marca ainda mais forte. É a sensação de estar consolidando um legado, não apenas escrevendo histórias, mas construindo um caminho onde cada capítulo é um convite para que outros também acreditem no poder das palavras”, destaca a autora.
Gil Santos afirma que toda venda de seus livros é destinada ao projeto de combate à fome no mundo, que beneficia, entre outros, crianças de Venezuela, e de países africanos, através da Junta de Missões Mundiais da Igreja Batista, organização da qual ela faz parte como voluntária há cinco anos.
Além das Noites de Autógrafos com autores locais, a Fenig realiza o Prêmio Literário Antônio Fraga, que está na terceira edição, e ainda ações de distribuição de livros. A Fundação disponibiliza 10 pontos de coleta pela cidade de Nova Iguaçu, são eles: Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.