Com um desfile para lá de polêmico por conta de sua rainha de bateria, a Grande Rio sofreu um baque entre as campeãs neste carnaval e amargar a 8ª posição no Grupo Especial. Virginia foi acompanhada por uma Sapucaí inteira que esperava atenta para analisar — e julgar — sua desenvoltura a frente da bateria da agremiação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A estreia não foi tão satisfatória e rendeu diversas críticas a influenciadora. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), divulgou as justificativas para as notas dos jurados.
Grande Rio impõe condições para Virginia seguir como rainha em 2027: saiba o que a escola quer
A sucessão de erros na participação de Virginia no desfile da Grande Rio
No documento, que é público, não há nenhuma menção dos jurados à performance de Virginia. A influenciadora não volta para os desfiles das campeãs no próximo sábado, 21. Diante das diversas críticas direcionadas à influenciadora, a maior parte cita o fato de Virginia ter tirado a costeira (que pesava cerca de 12kg) de sua fantasia em determinado momento do desfile, e ter demonstrado que estava incomodada com o grande acessório.
Galerias Relacionadas
Porém, a rainha não recebe pontos e, portanto, não poderia perdê-los ou impactar na percepção dos jurados no quesito bateria. O seu principal papel é representar os ritmistas, ajudar a contar a história do enredo e a levantar o público no desfile.
O quesito que poderia retirar pontos de Virginia era de fantasia, o que não aconteceu. Pelo menos não nas justificativas dos avaliadores.
Virginia Fonseca, rainha de bateria da Grande Rio
Guito Moreto / Agência O Globo
Veja as justificativas dos jurados:
Nelson Pestana
No subquesito criatividade e versatilidade, houve variações rítmicas durante as bossas (desenhos rítmicos), faltou fluidez (flow) gerando quebra de continuidade, prejudicando o valor rítmico agregado do conjunto bateria, dando uma sensação de “peso morto”. (-0,1)
Rafael Barros
Manutenção da cadência (4,0): A cadência regular da bateria foi mantida ao longo de toda a apresentação, porém do módulo 4.
Conjugação dos instrumentos (3,0): Pode-se ouvir todos os naipes com clareza, alguns trechos foram afetados, justificando em sonoridades bem encaixadas durante execução do samba.
Criatividade e versatilidade (4,4): Na proposta do arranjo houve cadência e interversatilidade, porém houve dificuldades rítmicas, próprias à harmonia recebida pelos líderes de acordes que o manual do módulo. Padrões rítmicos de maior complexidade poderiam ter sido utilizados para explorar o ritmo do enredo – a magia dos manguezais.
Hélcio Eduardo
Subquesito: Manutenção da Cadência
A bateria manteve o ritmo, a cadência e a sustentação em consonância com o samba-enredo durante a apresentação no Módulo 1. Pontuação: 4,0 pontos
Subquesito: Conjugação dos Instrumentos
A conjugação dos sons emitidos pelos diversos instrumentos não sofreu alterações, sendo mantido o equilíbrio instrumental. Pontuação: 3,0 pontos
Subquesito: Criatividade e Versatilidade
As bossas apresentadas foram versáteis e criativas, sendo bem executadas e com elevado grau de dificuldade. Pontuação: 3,0 pontos
Nota final: 10,0
Geiza Carvalho
Manutenção da cadência: a bateria manteve a cadência em consonância com o samba-enredo, sem ocorrências de alterações bruscas que comprometessem o andamento desenvolvido, justificando a pontuação 10.
Conjugação dos instrumentos: observou-se perfeita conjugação dos sons emitidos pelos diversos instrumentos e equilíbrio sonoro entre os naipes. As bossas e paradinhas foram executadas com clareza, coesão musical e correta adequabilidade das intervenções. Justifico a pontuação 10.
Criatividade e versatilidade: o arranjo apresentou boa estrutura, performance, exploração de texturas, variações timbrísticas, clareza sonora e bom equilíbrio entre os naipes. As bossas se apresentaram criativas, bem executadas e evidenciaram boa organização na construção do arranjo. No entanto, o desenvolvimento dessas propostas careceu de ampliação progressiva significativa, justificando a pontuação 3,0.



