A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou, nesta terça-feira (11), novas áreas e instalações no complexo que une o Centro de Formação Darcy Ribeiro e o Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, no Barreto. A ampliação mostra o avanço dos investimentos na formação de educadores e no desenvolvimento esportivo dos estudantes da rede municipal.
As melhorias incluem espaços dedicados à tecnologia, inovação, linguagens e esporte, além de uma academia de alta performance voltada à formação de atletas. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizagem, formação e práticas esportivas para os mais de 30 mil alunos da rede municipal e para os profissionais de educação.
“Tomar a decisão de fazer esse investimento é compreender que esse investimento não é gasto O investimento em educação é um investimento na juventude e no futuro de Niterói. É um investimento expressivo, grande, mas que vai ter um retorno extraordinário. Quero cumprimentar essa equipe extraordinária da educação. A gente vai colher esse resultado. Tem que ter gestão escolar, tem que ter meta. A meta é melhorar a qualidade e garantir que essas crianças tenham um bom processo de ensino e aprendizagem”, destacou o prefeito Rodrigo Neves, que visitou os novos espaços educacionais e esportivos e conversou com estudantes da rede municipal.
As novas instalações incluem uma arena multiuso, preparada para modalidades como judô e wrestling, o que amplia o leque de práticas esportivas oferecidas e fortalece a integração entre as escolas e a comunidade. Com foco na formação de atletas, os estudantes serão acompanhados por uma equipe de nutricionistas e preparadores físicos.
Também foram inaugurados o Clube de Linguagens, voltado ao desenvolvimento de ciências, português e matemática; o Clube de Inovação, com realidade virtual, programação, games, fotografia e oficinas de inteligência artificial; e o Clube Maker, focado em robótica educacional, cultura maker e altas habilidades.
Outra novidade é o moderno estúdio para gravação de podcasts e vídeo-aulas, ampliando a produção de conteúdos pedagógicos e incentivando o protagonismo dos estudantes.
Segundo o secretário municipal de Educação, Bira Marques, essa expansão reforça a visão de uma rede pública conectada aos desafios contemporâneos.
“Quero agradecer também a todos os profissionais da educação de Niterói. Temos muito trabalho conjunto a ser feito. O Centro de Formação Darcy Ribeiro é o coração da política de formação permanente da nossa rede. Com o centro, estamos pensando a educação de Niterói de maneira integral. Este espaço tem duas vocações: a formação para professores e estudantes, e o esporte. Neste ciclo de educação em Niterói, um dos desafios é o letramento digital. Temos aqui um equipamento de alta performance. Temos uma educação integral que aponta para o futuro com o desenvolvimento de novas tecnologias. Temos feito este trabalho junto com os nossos profissionais”, afirmou o secretário de Educação.
Inaugurado em 2024, o Centro de Formação Darcy Ribeiro já é referência na qualificação continuada dos educadores de Niterói. O espaço oferece práticas de ateliês, cursos, oficinas, seminários, jornadas pedagógicas e grupos de estudo que estimulam a troca de experiências e a atualização profissional.
Com dois auditórios, biblioteca exclusiva para servidores, ateliês de linguagens e cozinha experimental, o Centro de Formação promove formações inovadoras, incluindo as do programa de alfabetização P.A.L.A.V.R.A., em parceria com a UFF. O local também recebe, semanalmente, o Fórum de Diretores das unidades municipais, fortalecendo a gestão e a integração da rede.
“Este espaço é o resultado de um processo de muita escuta e de muita reflexão, que se traduziu no trabalho de muitas mãos que tornaram isso possível para as nossas crianças. Um espaço como esse, mais do que tudo, é um espaço que gera oportunidades. Oportunidades para quem tem habilidade no esporte, na tecnologia, nas linguagens e múltiplas competências. A cidade de Niterói é um exemplo de políticas sociais. Temos uma rede de proteção para os nossos cidadãos e cidadãs. A educação também faz parte desta rede de proteção social”, disse Andrea Bello, presidente da Fundação Municipal de Educação (FME).
O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede consolidou-se como um polo de esporte educacional e descoberta de talentos. O CT possui uma quadra oficial para futsal, futebol, handebol, basquete e arquibancada para cerca de 2 mil pessoas.
Além de treinos e competições, o espaço integra o programa Niterói Joga em Rede, que já alcança milhares de estudantes com atividades que vão da educação física nas escolas à preparação esportiva de alto rendimento.
Foto: Evelen Gouvêa
2025-11-11 13:21:00


