Prefeitura de Niterói entrega diploma aos novos formandos na Escola de Gastronomia Nédio Mocellin, no Fonseca – Prefeitura Municipal de Niterói

A Escola de Gastronomia Popular Nédio Mocellin realizou, nesta sexta-feira (17), a formatura de mais uma turma de seus cursos. Foram 120 alunos inscritos e distribuídos em cursos como “Quentinhas de milhões”, “Preparo e serviço de coquetéis”, “Técnicas de serviço


A Escola de Gastronomia Popular Nédio Mocellin realizou, nesta sexta-feira (17), a formatura de mais uma turma de seus cursos. Foram 120 alunos inscritos e distribuídos em cursos como “Quentinhas de milhões”, “Preparo e serviço de coquetéis”, “Técnicas de serviço de garçom com ênfase em vendas”, “Bolos e geleias” e “Workshop sobre congelados”.

O espaço, anexo ao Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no Fonseca, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Senac, com vagas prioritárias para beneficiários da Moeda Social Araribóia. Cada turma tem até 24 alunos, com quatro vagas destinadas a pessoas em acolhimento pela Prefeitura.

A escola foi um dos primeiros projetos entregues durante os 100 primeiros dias de governo do prefeito Rodrigo Neves.

“Esta Escola de Gastronomia é um sonho meu e da cidade. Um caminho para a inclusão e dignidade, permitindo que mais cidadãos conquistem autonomia financeira e ampliem suas perspectivas no mercado de trabalho. Nos próximos anos, nossos formandos estarão representando e qualificando ainda mais os serviços para empresas e restaurantes de Niterói. São famílias que voltarão a ter o sonho de um emprego digno, ao mesmo tempo em que contribuirão para a economia da cidade”, explicou Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, ressaltou a importância da parceria com o Senac.

“Aqui na Escola de Gastronomia, o prefeito Rodrigo Neves nos determinou um trabalho de primeira linha. Por isso a gente fez uma parceria com o Senac, que é uma escola da primeira prateleira. Ele acredita que o povo aqui da Zona Norte da cidade merece o melhor. Tenho certeza que o diploma do Senac vai abrir muitas portas para cada um e cada uma de vocês”, afirmou Elton Teixeira.

O diretor regional do Senac-Rio, Sérgio Ribeiro, celebrou o resultado dos cursos que já inseriram alunos no mercado de trabalho.

“O Senac tem uma tradição na gastronomia. A gente tem empregabilidade, que é o mais importante. Recebi a notícia que, das 22 vagas de estágio que abrimos nos restaurantes do Senac, 11 estão ocupadas por alunos aqui da escola do Fonseca”, disse Sérgio Ribeiro. 

A formanda Ruth Bernardo da Silva, 70 anos, já fez diversos cursos na Escola de Gastronomia e contou como os ensinamentos têm ajudado nas tarefas diárias. 

“Já fiz curso de camareira e agora estou fazendo o curso de salgados. Isso ajuda muito no nosso dia-a-dia”, disse Ruth Bernardo da Silva.

Uma das alunas, Rafaela Braga Lemos, de 39 anos, leu um texto sobre sua trajetória. “Agradeço ao prefeito Rodrigo Neves e sua gestão. Estão fazendo um movimento social que tem resultado em sonhos compartilhados. Um governo que salva vidas e garante direitos humanos”.

Inscrições nos cursos – As inscrições podem ser feitas pelo site niteroi.rj.gov.br/escoladegastronomia ou presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta, das 9h às 17h. É necessário ter mais de 18 anos. Entre os cursos oferecidos estão “Quentinhas”, “Salgados”, “Bolos e Geleias”, “Pães variados”, “Pizza” e “Quanto vale meu produto”. No segundo semestre, serão abertas inscrições para “Ajudante de Cozinha”, “Cozinha Profissional”, “Assistente de Confeitaria”, “Confeitaria Profissional”, “Cozinha Japonesa Quente”, “Serviço de Garçom” e “Preparo de Drinks”.

Foto: Evelen Gouvêa



Conteúdo Original

2025-10-17 17:50:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE