A Prefeitura de Niterói, por meio do programa Território da Juventude, inicia uma nova etapa do projeto com inscrições abertas até quarta-feira (6), das 10h às 17h, na Plataforma Urbana Digital (PUD) do Viradouro. O projeto oferece aulas de cultura, tecnologia e capacitação profissional para adolescentes e jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social que residem no Complexo do Viradouro.
Desenvolvido como uma das ações do Pacto Niterói Contra a Violência, o Território da Juventude é uma política pública inovadora de prevenção à violência e promoção de oportunidades. O programa inclui formação integral, oficinas culturais, orientação socioemocional, bolsa socioassistencial em Moeda Social Arariboia e acompanhamento psicossocial, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
A secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, destaca o papel da PUD como catalisadora de transformação social:
“A Plataforma Urbana Digital Viradouro tem sido um espaço potente de transformação social, onde a inovação e a tecnologia se colocam a serviço da juventude e do desenvolvimento local. Apoiar o Território da Juventude é reafirmar o nosso compromisso com uma cidade mais justa, conectada e cheia de oportunidades para os nossos jovens.”
Podem se inscrever no projeto jovens de 15 a 29 anos, moradores do Complexo do Viradouro, em Niterói, que estejam fora da escola — ou seja, sem vínculo formal com o ensino médio, técnico ou superior — e sem emprego formal. O público-alvo inclui também aqueles pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico ou beneficiárias de programas sociais como o Auxílio Brasil, com renda familiar de até três salários mínimos, além de jovens em situação de risco social, oriundos de famílias monoparentais ou em situação de rua.
As inscrições são gratuitas e presenciais, realizadas diretamente na PUD Viradouro, localizada na Rua Nossa Senhora das Graças, 474 – em frente ao Campo do Viradouro, com acesso pela Praça do DPO.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (21) 97876-5385 ou pelo Instagram oficial do projeto: @territoriodajuventudeniteroi.
2025-08-04 18:41:00