O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, compareceu, neste domingo (17), ao 7º Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato de ondas grandes de nível internacional, realizado na praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. O IBW 2025 foi disputado na modalidade Tow In, na qual o atleta é rebocado até a onda por jet-ski. Entre os atletas que participaram desta edição estão Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.
“É fundamental que, além de investirmos em saúde, educação e segurança, dediquemos atenção ao lazer e ao entretenimento, pois estes aspectos impulsionam o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Niterói tem vocação para os esportes náuticos. A gente tem a vela, a canoa, com o campeonato mundial em São Francisco com equipes de 26 países. Aqui em Itacoatiara a gente começou em 2019 com o campeonato Big Wave, que é de ondas gigantes. Essas ondas podem chegar até seis metros, e grandes surfistas do circuito mundial estão aqui em Itacoatiara”, destacou Rodrigo Neves, reforçando que Niterói é uma cidade acolhedora e que vai torná-la cada vez mais inspiradora.
O Itacoatiara Big Wave é organizado pela Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apoio da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Águas de Niterói, com parceria esportiva do SESC-RJ.
“Itacaotiara é o berço do surfe. Estivemos em Nazaré e trouxemos todo o formato do evento para cá. Niterói é uma das cidades que mais competições têm em relação às ondas grandes. Temos aqui os melhores surfistas do mundo, inclusive morando em Nazaré, em Portugal, para poder competir. Niterói é a cidade do esporte, do surfe de ondas grandes e tem essa beleza natural que é Itacoatiara”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.
O IBW 2025 montou com uma estrutura com containers para a comissão julgadora, grande número de jet-skis na água para suporte aos atletas, que tiveram uma área destinada exclusivamente a eles na areia.
A primeira edição do Itacoatiara Big Wave aconteceu em 2019, ainda na modalidade remada e inovou como primeira competição de surfe de ondas grandes do Brasil a incluir a categoria feminina. O Tow In foi introduzido na competição em 2022.
Fascínio pelas ondas grandes – Surfista profissional, Gabriel Pastori tem um canal de surfe e também faz a transmissão do campeonato pelas redes sociais. Ele comentou sobre esta edição do evento que já virou tradição em Niterói.
“É uma das maiores e melhores ondas para fazer big surf e Tow In no Brasil. É uma praia que tem um espaço pequeno, mas muita energia de ondas. Um desafio sempre muito grande. Esse ano estamos com estrutura ainda melhor, com mais atletas de fora do Brasil”, disse Gabriel Pastori.
Morador de Icaraí, Diego Pinto, 35 anos, pratica bodysurf e integra a associação de surfe de peito de Itacoatiara. Ele acompanhou as edições anteriores do Itacoatiara Big Wave, elogiou a estrutura e espera um evento semelhante para sua modalidade.
“A organização está muito boa, com várias atrações e ativações A gente tem um sonho de um dia fazer um evento de big wave para o body surf aqui. A gente ama onda grande, ama esses campeonatos de ondas gigantes. Sem falar que estão os melhores atletas do mundo aqui”, afirmou Diego Pinto.
É possível obter todas as informações e resultados do Itacoatiara Big Wave 2025 no Instagram (@itacoatiarabigwave) e no Facebook (Itacoatiara Big Wave).
Foto: Evelen Gouvêa
2025-08-17 15:43:00