Niterói recebeu participantes de 45 países durante o 24º Congresso Mundial de Renda Básica – Prefeitura Municipal de Niterói

Niterói foi sede, junto com Maricá, do 24º Congresso Mundial de Renda Básica (BIEN, na sigla em inglês). Na terra da Moeda Social Arariboia, as atividades do evento foram realizadas na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Sala Nelson Pereira


Niterói foi sede, junto com Maricá, do 24º Congresso Mundial de Renda Básica (BIEN, na sigla em inglês). Na terra da Moeda Social Arariboia, as atividades do evento foram realizadas na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Sala Nelson Pereira dos Santos, com um total de 415 participantes oriundos de 45 países e de todas as regiões do Brasil. A presença de 300 pessoas no formato presencial e 115 no remoto marcou o caráter híbrido e internacional da edição.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou da cerimônia de abertura do evento no último dia 27 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, juntamente com diversas autoridades, como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho; a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Élida Lauris; o deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy; o reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega; o vice-prefeito de Maricá, João Maurício; o presidente da BIEN, Sarath Davala, entre outras autoridades.

“É uma honra para a nossa cidade receber participantes de 45 países para debater um tema tão atual e urgente como a renda básica. Niterói tem se destacado com políticas inovadoras, como a Moeda Social Arariboia, e este congresso fortalece ainda mais o papel da cidade como referência em inclusão social e solidariedade”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, ressaltou a importância do encontro.

“O congresso demonstrou que experiências locais, como as que temos desenvolvido em Niterói, podem dialogar com o mundo. A troca de conhecimentos e práticas fortalece a luta global por justiça social e redução das desigualdades”, afirmou.

Além do Brasil, entre os países representados estavam África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Bolívia, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Haiti, Holanda, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Kuwait, México, Nigéria, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Quênia, Reino Unido, República da Coreia, República Democrática do Congo, República Tcheca, Serra Leoa, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia e Zimbábue.

As sessões paralelas, como painéis, apresentações de trabalhos, pôsteres, produções culturais e a assembleia geral da BIEN, aconteceram no campus do Gragoatá da UFF, nos blocos A (Instituto de Letras) e F (Faculdade de Economia).

Fábio Waltenberg, professor de Economia da UFF e coordenador do Comitê Local Organizador do evento, informou que o balanço geral é muito positivo em várias frentes. “Para a associação BIEN e para a discussão global da renda básica é muito importante que o evento tenha sido realizado fora da Europa, para que o debate alcance os países em desenvolvimento”, avaliou.

O professor destacou ainda que o congresso foi trilíngue (inglês, português e espanhol), o que contribuiu para torná-lo mais inclusivo e acessível para um público que não teria facilidade de participar de um evento na Europa, exclusivamente em inglês.

“Além disso, teve ampla participação de pessoas do Sul Global e do Norte Global, quase metade do público foi feminino, além de palestrantes de diferentes idades, muitos deles não ligados diretamente ao tema central do evento, o que enriqueceu os debates”, concluiu Waltenberg.

Segundo o presidente da BIEN, Sarath Davala, “o objetivo da associação é realizar eventos reconhecidos com status triplo A. Isso foi alcançado nesta edição, pois tivemos a participação de acadêmicos, ativistas e artistas, com atividades acadêmicas, culturais e artísticas maravilhosas”.

O encontro anual da BIEN é conhecido pelo seu caráter multidisciplinar e por abranger um público amplo, formado por gestores públicos, formuladores de políticas, acadêmicos, estudantes, ativistas e representantes de organizações nacionais e internacionais, com o objetivo de discutir caminhos e apresentar experiências inovadoras sobre renda básica, economia solidária e sistemas de proteção social.

Os debates de algumas sessões plenárias e especiais, que abrangeram temas como renda básica e economia solidária, benefícios de transferência de renda para crianças e idosos, questões ambientais e de preservação associadas à agenda da renda básica e, ainda, renda básica e questões geopolíticas, estão disponíveis em vídeo aqui.

A próxima edição do congresso acontecerá na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia (EUA), de 27 a 29 de julho de 2026.

Apoio e organização – O 24º Congresso da BIEN foi realizado em parceria com a Rede Brasileira de Renda Básica e o CEDE – Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento da Universidade Federal Fluminense (UFF). Contou com o apoio da FAPERJ, CAPES, CNPq, Prefeituras de Niterói e Maricá, Universidade de Vassouras, Fundação de Arte de Niterói e com a produção executiva da Síntese Eventos.

Sobre a BIEN – A BIEN é uma organização sem fins lucrativos, com sede no Reino Unido, criada em 1986. Funciona como um fórum para discussões entre indivíduos e grupos interessados em renda básica. Seu objetivo é promover e disseminar debates sobre o tema e servir como repositório de pesquisas, incluindo artigos de conferências, blog acadêmico e a revista independente Basic Income Studies.

A BIEN começou como uma organização europeia até se tornar oficialmente uma rede global em 2004. Sob a liderança do deputado Eduardo Suplicy, o Brasil ocupou um espaço importante na organização e no debate global sobre renda básica.



Conteúdo Original

2025-09-04 17:52:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE