Niterói mostra vocação para a tecnologia no Rio Innovation Week – Prefeitura Municipal de Niterói

Nos quatro dias do Rio Innovation Week (RIW) 2025, Niterói mostrou sua vocação para a tecnologia e para a inovação. Além da programação no estande da Prefeitura, localizado no Armazém Kobra, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício,


Nos quatro dias do Rio Innovation Week (RIW) 2025, Niterói mostrou sua vocação para a tecnologia e para a inovação. Além da programação no estande da Prefeitura, localizado no Armazém Kobra, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício, a vice-prefeita Isabel Swan, o secretário executivo Felipe Peixoto e o ex-prefeito Axel Grael, conselheiro estratégico da Prefeitura para temas ambientais, participaram de painéis em diferentes palcos montados no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Entre os temas apresentados, cidades inteligentes, transição energética, ciência cidadã, economia dos dados e o Acelera Niterói, programa que oferece suporte e financiamento a projetos empreendedores.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da participação de Niterói no RIW, considerado a maior conferência global de inovação e tecnologia.

“Nossa participação mostra que não somos coadjuvantes nesse processo. Temos o compromisso com a população de transformar Niterói em uma cidade cada vez mais inteligente, fazendo a transição da economia do petróleo, que é passageira, para a economia do futuro, que passa por soluções modernas e sustentáveis. Para isso, incentivamos o ensino inovador e a economia criativa, com um ambiente fértil para parcerias que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população”, afirmou Rodrigo Neves.

A vice-prefeita Isabel Swan participou do painel “Ponte para 2031 ― O Pan do Rio & Niterói” e ressaltou a vocação de Niterói para sediar grandes eventos. Ela também citou o uso que a cidade faz de soluções baseadas na natureza, como acontece no Parque Orla Piratininga (POP), onde jardins filtrantes tratam, sem o uso de produtos químicos, as águas pluviais e das bacias hidrográficas que abastecem a lagoa.

“O que fazemos no POP é pura tecnologia. Estamos na era da inteligência artificial e dos dados. Isso é fundamental tanto para a gestão esportiva quanto para a gestão pública. A vinda do Pan-Americano em 2031 vai fortalecer o softpower de Niterói, uma cidade que também dá ênfase à inclusão e ao desenvolvimento social. O esporte tem poder real de transformação e precisa ir além da competição”, disse a vice-prefeita.

O secretário executivo Felipe Peixoto marcou presença em quatro painéis da RIW, na Praça Mauá, no estande da Prefeitura no evento e no encontro RIW Niterói Experience, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Ele enfatizou a necessidade de as cidades aproveitarem a tecnologia a favor dos cidadãos.

“Niterói tem conseguido cuidar da sua população e investir em tecnologia, como é o caso do radar meteorológico e do sistema de cercamento eletrônico. Mas precisamos avançar mais. Vamos colocar na rua, de forma inédita, um chamamento para a população ligado a rotas de drone na cidade. A ideia é fazer a concessão de espaços públicos para droneportos e permitir a entrega de encomendas usando drones”, adiantou Felipe Peixoto. 

Estande movimentado – O estande da Prefeitura de Niterói promoveu 70 palestras ao todo, com um dia inteiro dedicado ao Distrito de Inovação da Cantareira e seus parceiros. Previsto para ser inaugurado no ano que vem, o espaço será o primeiro distrito figital do país, que combina experiências físicas e digitais em um só lugar.

“Foi um dia de muita emoção, porque todo mundo que estava ali aposta no projeto do nosso futuro distrito de inovação. Depois, participei da plenária sobre cidades regenerativas, que é um tema que me move, porque fala de não se acomodar e apenas mitigar os danos, mas efetivamente trazer soluções e trabalhar por elas. A cidade regenerativa é proativa e Niterói tem muitos exemplos disso, como o reflorestamento do Morro do Boa Vista e o resgate da vegetação de restinga”, contou Juliana Benício, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Outro destaque do estande foram as apresentações dos representantes das startups do programa Acelera Niterói. Eles mostraram projetos que englobam as áreas temáticas de saúde, economia criativa, tecnologias da informação e comunicação, economia do mar, transição energética e descarbonização. São oito empresas aceleradas, que receberam R$ 80 mil cada uma, e 22 empresas incubadas, que receberam R$ 60 mil cada uma.

“O estande mostrou experiências inovadoras de sucesso, tanto da Prefeitura quanto de startups e da academia. Temos ampliado o uso de Inteligência Artificial, canais de participação digital e uso de dados, para que a cidade seja mais inteligente. Um governo mais inteligente é o que abre espaço para a escuta”, observou Fernando Stern, coordenador de Governo Digital e Relacionamento com o Cidadão.

RIW Niterói Experience – Um pedaço do Rio Innovation Week atravessou a Baía de Guanabara. Na sexta-feira (15), com a presença do prefeito Rodrigo Neves, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, recebeu o RIW Niterói Experience, um encontro voltado a stakeholders, empreendedores e profissionais de tecnologia da cidade. O destaque ficou por conta da palestra com Ian Beacraft, referência global em inteligência artificial, futuro do trabalho e inovação estratégica.

No evento da RIW em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves e o secretário estadual de Transformação Digital, Feu Braga, assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A parceria ocorre em conformidade com o Programa RJ Digital Municípios, do governo do estado do Rio de Janeiro. O objetivo do acordo é garantir a disponibilização e sustentação de dados para o SEI. 

Foto: Evelen Gouvea



Conteúdo Original

2025-08-17 10:18:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE