Elefante-marinho é monitorado pela Prefeitura após circular por diferentes praias de Niterói – Prefeitura Municipal de Niterói

A Prefeitura de Niterói segue monitorando a presença de um elefante-marinho que tem circulado pela Baía de Guanabara e já passou por diversas praias da cidade nos últimos dias. O animal está sendo acompanhado por equipes da Coordenadoria Ambiental da


A Prefeitura de Niterói segue monitorando a presença de um elefante-marinho que tem circulado pela Baía de Guanabara e já passou por diversas praias da cidade nos últimos dias. O animal está sendo acompanhado por equipes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal, Defesa Civil, NitTrans, Administração Regional de São Francisco e Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (Ceda), com apoio técnico do ambientalista Axel Grael, conselheiro estratégico para temas ambientais da Prefeitura. A ação também conta com a parceria de pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ (Maqua) e da empresa de monitoramento ambiental Econservation.

Na manhã desta quinta-feira (31), o animal foi avistado na Praia de Icaraí, nas proximidades da Pedra de Itapuca, na Zona Sul da cidade.

“Há muitos anos acompanho o trabalho dos pesquisadores do Grupo de Mamíferos Aquáticos (Maqua), da Uerj. Eles desenvolvem uma pesquisa séria e relevante, e mais uma vez foram fundamentais. No inverno, é comum que espécies de regiões mais frias do sul do continente, como baleias e pinguins, apareçam no litoral do Rio de Janeiro. Embora os elefantes-marinhos não sejam tão frequentes, há diversos registros da presença deles por aqui. Nossa maior preocupação é garantir a integridade do animal, para que ele possa retornar ao oceano e seguir seu caminho natural de migração”, informa Axel Grael. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco, a ecobarreira do canal da Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco, será reinstalada para prevenir uma nova entrada do animal no local.

“Nesta quinta-feira (31), o elefante-marinho não havia retornado ao canal de São Francisco. Com isso, a Secretaria de Conservação, que já iniciou o processo de reinstalação da ecobarreira para evitar que o animal volte a adentrá-lo”, explicou Gabriel Velasco.

Na noite de quarta-feira (30), o mamífero voltou a entrar no Canal de São Francisco, alcançando a altura do restaurante McDonald’s. A situação mobilizou equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, que atuaram com jatos d’água para orientá-lo de volta ao mar. Após a intervenção, o animal retornou com segurança à Baía de Guanabara.

Desde o fim de semana, o elefante-marinho foi avistado em diversos pontos do litoral de Niterói. No sábado (26), apareceu na Praia de Piratininga. No domingo (27), foi visto no mar, na altura da Estrada Fróes, nas proximidades dos clubes náuticos. Na segunda-feira (28), surgiu na Praia de Charitas. Já na terça-feira (29), esteve no mar de São Francisco e tentou entrar no canal da Rua Presidente Roosevelt, onde a Prefeitura precisou retirar a ecobarreira. Na quarta-feira (30), retornou ao canal de São Francisco, sendo orientado de volta ao mar com auxílio de mangueiras pelos bombeiros. Nesta quinta-feira (31), foi avistado na Praia de Icaraí, próximo à Pedra de Itapuca.

As orientações à população permanecem: não se aproximar, não tentar alimentar ou tocar o animal. Qualquer avistamento deve ser comunicado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), pelo telefone 153, para que as equipes possam atuar com segurança para todos.

Segundo os especialistas, o comportamento do animal é natural da espécie, que busca áreas rasas e tranquilas para descansar durante suas longas rotas migratórias. O elefante-marinho segue saudável e em deslocamento pela Baía de Guanabara.  

Fotos: Claudio Fernandes



Conteúdo Original

2025-07-31 20:42:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE