Roda de conversa promove inclusão no esporte para Pessoas com Deficiência em Maricá

Foto: Thamyris MelloA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, realizou na tarde desta segunda-feira (22/09) mais uma edição do projeto “Simplesmente Um Olhar” na Arena Mumbuca. O evento teve como destaque uma roda de conversa



Foto: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, realizou na tarde desta segunda-feira (22/09) mais uma edição do projeto “Simplesmente Um Olhar” na Arena Mumbuca. O evento teve como destaque uma roda de conversa com a equipe multidisciplinar da Secretaria e os responsáveis pelos alunos PCD atendidos pelas atividades esportivas do município.

Com o objetivo de fortalecer os laços entre as famílias, profissionais e alunos, o encontro discutiu o papel fundamental do esporte na inclusão e na transformação social. Durante a dinâmica, psicólogas, fisioterapeutas e assistentes sociais lideraram um bate-papo aberto, acolhedor e rico em informações sobre os avanços e desafios enfrentados no atendimento de pessoas com deficiência no ambiente esportivo.

Gabriela Guimarães, coordenadora pedagógica dos PCDs no projeto Maricá Esporte Presente, ressaltou a importância da inclusão, lembrando que a Lei de Incentivo ao Esporte para Pessoas com Deficiência é uma ferramenta essencial para garantir a participação plena de todos no esporte. “Essa lei é um grande marco, e estamos aqui para mostrar que o esporte é para todos, sem exceção. Hoje, celebramos o Dia do Atleta Paralímpico com nossos alunos como entrevistadores ao lado de atletas paralímpicos do projeto Cidade Olímpica”, afirmou Gabriela.

Durante o evento, os alunos se tornaram protagonistas, conduzindo entrevista com o atleta paralímpico de bocha adaptada, Lucas Araújo, enquanto seus responsáveis participavam da roda de conversa sobre os direitos das pessoas com deficiência no acesso ao esporte e as políticas públicas que garantem a inclusão. Psicólogas destacaram a relevância do apoio familiar para o desenvolvimento da autoestima e autonomia dos alunos, enquanto fisioterapeutas reforçaram a mensagem de que o esporte adaptado é para todos.

As assistentes sociais também se fizeram presentes, oferecendo orientações sobre como os responsáveis podem acessar serviços e apoio para garantir a inclusão contínua de seus filhos nas atividades esportivas.

“Pra mim, o esporte é sobre superação, respeito e, principalmente, inclusão. Ele me deu a chance de mostrar que todos, independentemente das dificuldades, podem alcançar seus objetivos. O esporte transformou minha vida, e eu acredito que pode transformar a de qualquer um”, disse o atleta.



Conteúdo Original

2025-09-22 18:25:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE