Robôs invadem Maricá na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que reúne estudantes de escolas públicas e particulares

Estudantes se reuniram para mostrar a capacidade das suas criações no Olimpíada Brasileira de Robótica. Foto: Katito CarvalhoA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, sediou, neste sábado (23/08), a etapa regional da Olimpíada Brasileira de



Estudantes se reuniram para mostrar a capacidade das suas criações no Olimpíada Brasileira de Robótica. Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, sediou, neste sábado (23/08), a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Na tenda montada em Araçatiba, mais de 30 equipes formadas por estudantes de escolas públicas e particulares se enfrentaram. As melhores estarão de volta às arenas no próximo sábado (30/08), quando será realizada a etapa estadual. Cinco equipes da rede municipal de Maricá se qualificaram.

“A robótica entrou nas escolas e ganhou o espaço que merece. O interesse dos alunos e a capacidade deles nos levou a investir. Os nossos alunos, hoje, podem competir com equipes de outros estados. Mas tudo isso é para além da competição, é um evento que é para aprender mais, para conhecer pessoas e fazer amigos”, afirmou a subsecretária de Educação Vanessa Rodrigues na abertura.

Nas arquibancadas, olhos aflitos para verificar se os robôs programados pelos estudantes atingiram os objetivos. Mas andando na trilha esperada ou não, os olhos do público brilham com outros caminhos, trilhados pelos seres humanos:

“A minha filha mudou depois que conheceu a robótica. Ela sempre foi muito centrada, mas agora é detalhista, presta mais atenção no que está fazendo. E não é somente quando está com a equipe montando e programando os robôs. É uma característica nova, importante, que vai para a vida”, disse Suelyn Schroeder, mãe da estudante Raphaela, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel.

Modalidades

As equipes se dividem em duas modalidades. Na Robótica de Resgate, os robôs construídos pelos estudantes precisam conseguir superar, sozinhos, obstáculos similares aos encontrados por equipes de resgate em acidentes. A modalidade Robótica Artística tem outro desafio: fazer com que as máquinas sejam capazes de fazer uma apresentação que pode ser teatral, de dança, mágica, comédia e outras expressões.

“A robótica nas escolas proporciona estimular não somente o aprendizado de matemática e logística. As crianças têm um desenvolvimento mais amplo, somando a esse lado de exatas também a criatividade, a concentração, a narrativa. É muito especial que nossos estudantes tenham acesso a isso”, afirmou Gisely Costa, diretora da Escola Municipal Espraiado.

Trabalho longo

A chegada à competição é a primeira vitória. Os alunos levam para a arena o resultado de um trabalho longo, realizado por muito meses, combinando robótica e inteligência artificial. Conteúdos e práticas que os estudantes da rede pública municipal de ensino de Maricá vivenciam no ano letivo, nas aulas de Robótica e em outras práticas com Tecnologias Educacionais. Os robôs são construídos a partir de kits que contém sensores, motores e outras partes que são controladas através de pequenos computadores programados pelos próprios estudantes.

Pesquisa

Em paralelo à olimpíada, acontece no mesmo local a Mostra Nacional de Robótica, um evento científico que estimula o estudo e a pesquisa na área, especialmente nos eixos: educação; inclusão e protagonismo feminino; inteligência artificial (IA); cultura e arte; inovação e sustentabilidade/meio ambiente.

Os trabalhos inscritos e selecionados são apresentados pelos estudantes ao público e a uma banca avaliadora da Mostra. Os projetos mais bem classificados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPq/MNR, para continuidade do desenvolvimento.



Conteúdo Original

2025-08-24 15:55:00

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