A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 10 de setembro uma sessão on-line exclusiva para os profissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, trazendo os principais avanços apresentados no European Society of Cardiology (ESC) Congress e no World Congress of Cardiology (WCC) 2025, realizados em Madrid, capital da Espanha.
Durante a sessão, especialistas da área apresentaram as principais novidades da cardiologia mundial, novas diretrizes que qualificam o cuidado na área, pesquisas em intervenção cirúrgica, tratamento de miocardiopatias e como novas recomendações podem transformar a forma de promover o bem-estar do coração.
O encontro contou com a participação de dois cardiologistas da unidade hospitalar: a dra. Diane Ávila, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá, e o dr. Humberto Villacorta, professor associado de cardiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).
Entre os temas abordados, estiveram os avanços no tratamento da insuficiência cardíaca, além de situações como miocardite e pericardite, com destaque para as atualizações no manejo clínico. Também foram apresentadas novidades relacionadas às miocardiopatias, como a hipertrófica e a chagásica, incluindo perspectivas em terapia gênica. Outro ponto discutido foi o cuidado após procedimentos de angioplastia e revascularização miocárdica.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou o impacto da capacitação contínua dos profissionais que atuam no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.
“Promover o acesso dos nossos profissionais às mais recentes descobertas da cardiologia mundial é investir diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população. Essa troca de conhecimento fortalece o Hospital Che Guevara e garante que Maricá esteja alinhada às melhores práticas internacionais em saúde”, garantiu.
A diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, ressaltou o impacto da formação para qualificar ainda mais as práticas em cardiologia no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara.
“Promover a atualização científica da nossa equipe é essencial para acompanhar os avanços pertinentes à saúde e garantir um cuidado de qualidade à população. A participação dos nossos cardiologistas em um evento de relevância internacional reforça o compromisso da unidade hospitalar em trazer para dentro da unidade o que há de mais atual na cardiologia e na assistência em saúde”, acrescentou.
Melhorias nas práticas de cardiologia
Dentre as diretrizes expostas na sessão online sobre práticas de cardiologia disponibilizada aos profissionais do Hospital Che Guevara, as recomendações para o manejo de gestantes com doenças cardíacas também ganharam espaço, com foco em oferecer acompanhamento próximo e decisões compartilhadas para garantir segurança à mãe e ao bebê. Já as doenças nas válvulas do coração foram tratadas a partir das novas possibilidades de procedimentos menos invasivos, somadas ao uso de exames modernos que ajudam a definir o tratamento mais adequado.
2025-09-22 15:04:00