Prefeitura entrega a primeira Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

Fotos: Cauã SantanaA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (29/08) a primeira Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, um espaço na sede da secretaria voltado para servidoras da área e



Fotos: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (29/08) a primeira Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, um espaço na sede da secretaria voltado para servidoras da área e funcionárias de órgãos parceiros que desejam manter a lactação após o retorno ao trabalho. A iniciativa integra o projeto Maricá pelo Aleitamento Materno e marca a mobilização do Agosto Dourado, tendo como objetivo promover, proteger e apoiar a amamentação, contribuindo para a saúde materno-infantil no município.

A sala inaugurada conta com poltrona confortável, pia com água corrente, geladeira exclusiva, armário para materiais de apoio e cartazes educativos sobre amamentação e doação de leite humano. O ambiente é privativo, acolhedor e passa por higienização diária, garantindo condições adequadas para a lactação.

Além de favorecer a continuidade da amamentação, o espaço também busca incentivar a doação de leite humano. O alimento coletado poderá ser destinado a recém-nascidos internados em UTIs neonatais, ampliando o estoque do Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, e ajudando a salvar vidas.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou o impacto da iniciativa no cuidado com mães e bebês.

“Estamos fortalecendo uma política pública que apoia a mulher trabalhadora e garante mais saúde para nossas crianças. Esse espaço representa acolhimento, cuidado e incentivo à amamentação, trazendo benefícios para toda a sociedade”, afirmou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, pontuou o simbolismo da entrega dentro do Agosto Dourado.

“Estamos empenhados em promover mais bem-estar a toda população, o que inclui as trabalhadoras, inclusive da área da saúde. Por isso, desenvolvemos essa sala, que irá oferecer o suporte necessário às servidoras na amamentação e pretendemos que essa iniciativa seja o início de novos espaços como esse na cidade”, acrescentou.

Uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora de Infraestrutura da Secretaria de Saúde, Fernanda Beck, ressaltou a importância da implantação para fortalecer o aleitamento materno entre as trabalhadoras da Saúde.

“Criamos um ambiente pensado com todo o carinho para oferecer conforto, privacidade e segurança às mulheres que amamentam. Queremos que este seja apenas o primeiro de muitos espaços de apoio, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas de Maricá”, garantiu.

Diferenciais da iniciativa

O projeto da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta da Secretaria de Saúde prevê ainda, progressivamente, a implantação de outras salas em diferentes secretarias municipais e a promoção de parcerias com empresas privadas da cidade, estimulando a criação de ambientes semelhantes em outros espaços. Para isso, as equipes realizarão ações de conscientização junto aos órgãos presentes no município, sensibilizando sobre o impacto de ambientes como esse para a amamentação das trabalhadoras.

A Secretaria de Saúde também realizará campanhas educativas permanentes para servidoras, famílias e à população em geral, reforçando a importância do aleitamento materno e da doação.

É importante lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos ou mais reduz riscos de diversas doenças, fortalece o vínculo entre mãe e bebê e diminui gastos em saúde pública. Por isso, é indicado que as mulheres não interrompam precocemente esse processo, fortalecendo o seu bem-estar e da criança.

Apoio qualificado à amamentação

Em Maricá, as moradoras em geral já contam com atendimento e suporte especializado na Sala de Apoio à Amamentação, que funciona dentro do Centro Materno Infantil, na Rua Clímaco Pereira, 375, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O espaço oferece orientações sobre pega correta, posicionamento, prevenção de intercorrências e acolhimento às mães que enfrentam dúvidas ou dificuldades durante o processo de amamentação.

O serviço também organiza a coleta de leite materno domiciliar para doação, que pode ser agendada via mensagens no WhatsApp pelo número (21) 2637-3395.



Conteúdo Original

2025-08-30 11:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE