Prefeitura de Maricá resgata nove animais em situação de maus-tratos

Equipes recolheram animais em situação de maus-tratos. Foto: ReproduçãoA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal, resgatou sete cães e dois gatos que estavam sofrendo maus-tratos no bairro São José de Imbassaí. Um casal responsável



Equipes recolheram animais em situação de maus-tratos. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal, resgatou sete cães e dois gatos que estavam sofrendo maus-tratos no bairro São José de Imbassaí. Um casal responsável pelos animais foi detido pela Polícia Civil e levado para a 82ª DP (Maricá). Participaram da ação, ainda, o Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.

A ação aconteceu na tarde de segunda-feira (06/10) depois que um vídeo mostrando os animais brigando ferozmente foi enviado para os canais de denúncia da Secretaria. No local, os agentes encontraram os animais em péssimo estado, com desnutrição extrema, ferimentos e sinais de doenças. Além disso, eles confinados em condições precárias, sem alimentação adequada e com outros sinais de negligência.

“Essa foi mais uma ação conjunta de sucesso entre a nossa Secretaria, a Polícia Civil, o GEDAM e os Bombeiros. É fundamental que a população continue denunciando casos de maus-tratos. Cada denúncia nos ajuda a agir com mais rapidez e salvar vidas que dependem da nossa intervenção”, afirmou o secretário Robgol, que acionou os demais órgãos públicos assim que teve conhecimento do vídeo da briga dos cães.

De acordo com a Secretaria de Bem-Estar Animal, agentes já haviam tentado realizar uma vistoria no endereço em dias anteriores, mas ninguém foi encontrado. Com a abordagem, na tarde de segunda-feira, o casal alegou não estar presente no momento do ataque, porém, diante das evidências de maus-tratos, os dois foram detidos e encaminhados à 82ª DP, onde o caso foi registrado.

Estado de saúde

Os animais resgatados foram levados para uma clínica conveniada à Prefeitura, onde recebem atendimento veterinário e tratamento especializado. Cinco dos cães foram diagnosticados com doença do carrapato, anemia, desidratação, trombocitopenia (baixa quantidade de plaquetas no sangue) e indicativos de comprometimento renal. O ferimento no pescoço do cão atacado não é mortal. Outros dois cães, da raça border collie, apresentaram resultado positivo para cinomose, uma doença viral altamente contagiosa e sem cura. Devido a este diagnóstico, o estado de saúde deles é considerado grave. Os dois gatos têm quadro clínico estável e estão abaixo do peso.

Denuncie

Após a alta médica, os animais serão encaminhados para lares temporários – com acompanhamento da Secretaria de Bem-Estar Animal -, onde permanecerão até serem adotados.

A população pode colaborar para que outros animais em situação de maus-tratos tenham melhor destino: denuncie casos de violência contra pelo WhatsApp da Secretaria: (21) 99669-8132.



Conteúdo Original

2025-10-07 12:56:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE