A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), promove entre os dias 15 e 18 de outubro, das 9h às 19h, um mutirão de cadastros do Programa SANEMAIS, para acesso gratuito aos serviços de limpeza de fossa e fornecimento de caminhão pipa. O atendimento acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9h às 19h, em uma estrutura preparada para receber os moradores, com ponto de hidratação e tenda infantil.
O SANEMAIS unifica os atendimentos sociais da Sanemar, garantindo que, a partir de um único cadastro, os moradores possam ter acesso gratuito aos serviços de caminhão pipa d’água e caminhão vacol, responsável pela limpeza e esgotamento de fossas sépticas, aprimorando as condições de moradia e de saneamento básico da população.
A coordenadora de comunicação da Sanemar, Marina Ritter, explicou que o programa busca atender famílias que não têm condições de contratar esses serviços essenciais. “Essa ação busca atender a população que não tem condições de contratar um caminhão pipa, para não ficarem sem água potável. No caso do caminhão vacol, realizamos esse atendimento para garantir melhores condições aos moradores”, contou.
Os atendidos aprovaram a iniciativa e destacaram a importância dos serviços para o cotidiano das famílias. Moradora de São José do Imbassaí, Eliane Aparecida, elogiou a ação. “Eu já recebi o caminhão pipa e hoje vim fazer o cadastramento para continuar recebendo. Essa ação é muito importante, porque tenho um filho autista e não teria condições de contratar esse serviço. Ter acesso gratuito é fundamental”, afirmou.
Já Sandra Regina, também moradora de São José do Imbassaí, destacou o atendimento com o caminhão vacol. “Sou atendida há muitos anos pela prefeitura com o serviço de limpeza da fossa. Hoje consegui fazer o recadastramento para continuar tendo acesso e sou muito grata por esse trabalho”, disse.
Quem pode participar
O cadastramento é exclusivamente presencial e podem se inscrever no SANEMAIS moradores que:
- Residem no município há mais de 1 ano;
- Possuem renda familiar de até três salários mínimos;
- São proprietários ou possuidores legítimos do imóvel;
- Não possuem outro imóvel;
- Estão cadastrados no CadÚnico.
Documentos necessários
Para se inscrever, é necessário apresentar:
- Documento oficial de identidade com foto e CPF do solicitante e de todos os membros da residência;
- Comprovante de renda (contracheque, extrato bancário, guia da previdência social, etc.) do solicitante e dos membros da família;
- Comprovante de inscrição no CadÚnico;
- Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Comprovação de residência no município por, no mínimo, 1 ano;
- Comprovante de residência dos últimos 3 meses;
- Documento do imóvel (escritura, termo de posse, contrato de locação, etc.);
- Laudo médico, caso haja pessoa com deficiência na família.
Serviço
Cadastramento Programa SANEMAIS
Data: 15 a 18 de outubro
Horário: 9h às 19h
Local: Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro
2025-10-15 14:02:00