A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu ação social no bairro da Amizade neste sábado (20/09). A iniciativa, chamada 1ª Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi voltada para as crianças de zero a seis anos e contou com diversos serviços. Além da Assistência Social da cidade, participaram a Secretaria de Saúde, o Detran e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
A atividade contou com ampla participação popular, como da Victoria Mendonça, mãe do pequeno Enzo, que agradeceu os serviços prestados.
“É muito bom ter esse atendimento aqui perto de casa, principalmente num sábado e consegui já dar encaminhamento a algumas solicitações como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para meu filho e também orientação jurídica da Defensoria. A prefeitura está de parabéns por trazer esse serviço aqui para o bairro e espero que voltem mais vezes”, declarou a moradora do bairro da Amizade.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro levou o ônibus móvel onde prestou orientação jurídica às famílias e realizou coletas de material para exames de DNA em processos de reconhecimento de paternidade. Ao todo, a Defensoria fez 22 atendimentos. De acordo com a Defensora Pública Letícia Kirchhoff Ribeiro, coordenadora da Infância, a participação da Defensoria Móvel auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Essa ação social é muito importante para as famílias vulneráveis do bairro da Amizade na facilitação de obtenção de documentos, de acesso a serviços como a coleta de material genético para exame de DNA e garantir que essas crianças tenham reconhecidas sua paternidade e registrada em suas certidões”, explicou a defensora pública.
A ação social contou com a equipe do Programa Criança Feliz com objetivo de promover o desenvolvimento integral da primeira infância (0 a 6 anos) realizando atividades que visam fortalecer vínculos familiares e comunitários.
A Secretaria Municipal de Saúde atuou com vacinação e pesagem das pessoas para acompanhamento do Bolsa Família, realizando 30 atendimentos; e o Detran fez o primeiro atendimento para confecção da carteira de identidade para 33 crianças que ainda não possuem o documento.
As crianças puderam contar com atividades recreativas e ainda receberam um kit lanche.
2025-09-20 16:39:00