A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (10/12), uma ação na Unidade de Saúde da Família (USF) Central em alusão ao Dezembro Vermelho, marcando a campanha nacional dedicada à conscientização sobre o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação incluiu uma roda de conversa aberta à população e oferta de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
A iniciativa reforçou a importância do cuidado, da empatia e da disseminação de informações seguras, incentivando o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado. Além das atividades na USF Central, a iniciativa ressaltou que os testes são gratuitos, rápidos, sigilosos e disponíveis em todas as unidades de saúde do município, incluindo as USFs e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Araçatiba.
O secretário de Saúde, dr. Marcelo Velho, destacou que a mobilização foi fundamental para ampliar o acesso às ações de prevenção às ISTs.
“O Dezembro Vermelho reforça nosso compromisso com a prevenção e o cuidado integral. Ao aproximarmos informação, testagem e diálogos da população, ampliamos o diagnóstico precoce e garantimos mais qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV/AIDS ou outras ISTs”, afirmou.
A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, ressaltou a importância da participação da população e o papel das equipes da Atenção Primária na orientação contínua.
“Estimular o diálogo e facilitar o acesso aos testes rápidos sobre ISTs é essencial para que as pessoas se sintam acolhidas e seguras ao buscar o serviço de saúde. A prevenção começa pela informação, e nossas equipes estão preparadas para orientar e apoiar cada usuário”, reforçou.
A gerente da USF Central, Camila França, garantiu que a unidade está mobilizada para fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce.
“Nesse mês, durante o Dezembro Vermelho, estamos mobilizados na conscientização sobre as ISTs, acolhendo a sociedade e ressaltando o impacto de testes rápidos e do diagnóstico precoce. Também orientamos sobre a PrEP e a PEP, fazendo a diferença no dia a dia da população”, ressaltou.
Durante a ação, os usuários que comparecerem à unidade também esclareceram dúvidas sobre prevenção combinada, incluindo o uso de preservativos e métodos como PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição). Também serão reforçadas orientações sobre práticas seguras, importância da testagem regular e cuidados no compartilhamento de objetos perfurocortantes.
Mônica Josefa da Conceição, usuária da USF Central, se uniu à mobilização e destacou o seu impacto.
“Aproveitei o dia para participar dessa ação, fazendo os testes rápidos e participando também dessa campanha do Dezembro Vermelho. É muito importante mantermos os testes em dia, garantindo que nossa saúde esteja sendo acompanhada sempre”, concluiu.
2025-12-11 12:58:00



