Prefeitura de Maricá promove oficina de atualização em auriculoterapia para profissionais da rede municipal de saúde

Foto: Katito CarvalhoBaixar PDF A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (05/11) uma oficina de atualização em auriculoterapia para profissionais que atuam na Atenção Primária no auditório da sede da secretaria, no



Foto: Katito Carvalho

Baixar PDF

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (05/11) uma oficina de atualização em auriculoterapia para profissionais que atuam na Atenção Primária no auditório da sede da secretaria, no Centro. A capacitação teve como objetivo aprimorar o uso da técnica nas Unidades de Saúde da Família (USF) e contou com a participação de fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e agentes comunitários de saúde, buscando fortalecer o cuidado integral oferecido aos usuários.

A auriculoterapia é uma técnica de origem chinesa que estimula pontos específicos da orelha para tratar diferentes condições de saúde, como tabagismo, diabetes, hipertensão, ansiedade e dores crônicas, além de auxiliar em casos voltados à saúde mental e ao cuidado com gestantes. No município, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são oferecidas desde 2018, principalmente na Atenção Primária, porta de entrada da rede, ampliando o cuidado humanizado aos usuários, seguindo as determinações da Lei Municipal nº 2.988, que institui o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS).

Em 2025, o município já formou duas turmas em auriculoterapia, incluindo equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Centro de Reabilitação Ambulatorial e Domiciliar (CRAD). A previsão é que novas turmas sejam abertas em 2026 para outros profissionais da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto da iniciativa para fortalecer os atendimentos oferecidos aos moradores.

“A ampliação e a qualificação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde reforçam o nosso compromisso com um cuidado cada vez mais humanizado e integral na rede municipal. A auriculoterapia é uma ferramenta importante nesse processo, pois amplia as possibilidades terapêuticas e o bem-estar dos nossos usuários. Investir na formação contínua dos profissionais é investir diretamente em qualificar os atendimentos oferecidos à população”, ressaltou.

“Estamos fazendo com que os profissionais da rede de saúde de Maricá estejam atualizados a respeito das práticas integrativas e complementares em saúde. O SUS aqui do município já vem, ao longo dos anos, oferecendo esses treinamentos para que as equipes utilizem essa ferramenta na prevenção de doenças e no alívio de sintomas, como insônia, ansiedade e hipertensão. É uma medicina milenar que complementa a medicina convencional e ajuda a evitar a sobrecarga no sistema público de saúde”, explicou a fisioterapeuta Cláudia Mello, que ministrou a oficina.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Danielly Tomé, destacou a importância da capacitação contínua. “O objetivo dessa oficina é a atualização e o fortalecimento dos profissionais que já atuam na rede, além de buscar suprir as demandas do atendimento que vem sendo realizado. As práticas integrativas estão sendo muito bem aceitas na cidade”, disse.

Capacitação para qualificar os cuidados

Para os participantes, o momento foi de aprendizado e troca de experiências. “Capacitação é sempre importante. Essa atualização vai nos ajudar a procurar novos meios e visualizar outras formas de tratamento para nossos pacientes, atendendo melhor às necessidades deles”, destacou a enfermeira Laura Graziella Ramos, da USF São José II.

Já a assistente social Amanda Mendonça, que também atua nas unidades de saúde, ressaltou a importância das PICS no cuidado integral. “As práticas integrativas são muito importantes, porque são cuidados não medicamentosos que ajudam a reduzir danos. A capacitação é o momento de reflexão e de apropriação de novos elementos para fortalecer essa prática, que tem resultados muito positivos”, concluiu.



Conteúdo Original

2025-11-05 13:16:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE