Prefeitura de Maricá inicia em janeiro a construção de oito novas Unidades de Saúde da Família

Foto: Cauã SantanaA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar em janeiro de 2026 a construção de uma série de Unidades de Saúde da Família (USFs), com o objetivo de qualificar a assistência oferecida



Foto: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar em janeiro de 2026 a construção de uma série de Unidades de Saúde da Família (USFs), com o objetivo de qualificar a assistência oferecida à população nos serviços de Atenção Primária do município. Nessa etapa, serão criados novos espaços para USFs já existentes, buscando acolher de forma qualificada o aumento de usuários cadastrados, adequar a estrutura, além de abrigar equipes ampliadas. São elas, as unidades Recanto, Guaratiba, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, Ponta Negra e Carlos Marighella (condomínio MCMV de Itaipuaçu).

Em adição a isso, a região de Jacaroá ganhará a primeira USF do bairro, evitando grandes deslocamentos e aproximando serviços como consultas multiprofissionais e vacinação dos moradores da localidade. É importante lembrar que, atualmente, já estão em processos administrativos para início de construção posteriormente outras novas USFs, que incluem os bairros Jardim Atlântico, Caxito e Condado.

A partir dessa iniciativa, que integra o planejamento de reestruturação e qualificação contínua da Atenção Primária, as USFs que encontram-se fora do padrão de qualidade serão progressivamente substituídas e novos espaços serão criados para atender bairros que anteriormente não possuíam unidades desse tipo. Em outra frente, as equipes de estratégia de saúde da família também serão ampliadas, diminuindo o número de pessoas cadastradas por equipe das unidades, qualificando o acesso e os cuidados oferecidos nesses locais.

“Em janeiro, vamos iniciar a construção de oito Unidades de Saúde da Família em diferentes bairros da cidade. Além disso, vamos estar ainda mais presentes nas unidades para fiscalizar se todo o serviço está sendo feito da maneira ideal. Assim, ampliaremos unidades, equipes e também vamos oferecer os melhores salários para os profissionais de saúde, exigindo um serviço de excelência”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.

O secretário de Saúde, dr. Marcelo Velho, pontuou o impacto das ações para reestruturar e qualificar os serviços oferecidos à população.

“Estamos avançando em um processo de reestruturação que qualifica toda a rede de saúde do município. A construção de novas Unidades de Saúde da Família em diferentes bairros vai ampliar o acesso à Atenção Primária e substituir estruturas que já não atendem ao padrão necessário. Isso representa um salto importante na capacidade de atendimento, garantindo mais eficiência, segurança e cuidado para a população de Maricá”, acrescentou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, reforçou a importância dos avanços na rede para otimizar a assistência à população.

“A expansão e a reestruturação das Unidades de Saúde da Família são passos essenciais para fortalecer a Atenção Primária em Maricá. Com novos espaços e a melhoria das unidades já existentes, estamos qualificando o atendimento, acompanhando o aumento de usuários e oferecendo melhores condições de trabalho às equipes. Nosso compromisso é garantir um cuidado cada vez mais humanizado e acessível para todos”, garantiu.

Avanços também em outras áreas

Também serão realizados diversos avanços na área hospitalar. O Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, referência em atendimentos de urgência e emergência 24 horas no município, se tornará um grande complexo hospitalar, com intervenções estruturais essenciais para qualificar a assistência oferecida à população, ampliação de espaços e novas áreas fundamentais para o fluxo diário de atendimentos.

Já o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, contará com uma unidade materno-infantil, com ampliação dos leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) já existentes na unidade hospitalar, além da oferta de atendimentos exclusivamente direcionados ao público feminino e uma maternidade, que integrará a Cidade da Saúde.

Em relação à Cidade da Saúde, as intervenções avançam continuamente. Entre os serviços que serão implementados em breve após a conclusão da adequação física, estão a hemodiálise (procedimento que substitui a função dos rins) e a hemodinâmica (dedicada a tratamentos cardiovasculares). Também serão construídas novas salas cirúrgicas, uma enfermaria coronariana e um prédio administrativo. O centro de imagem passará por ampliação, e haverá aumento no número de leitos de enfermaria cirúrgica.



Conteúdo Original

2025-12-10 18:32:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE