A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Secretaria de Cultura e das Utopias, concluiu nesta quinta-feira (18/09) a formação de 171 novos profissionais nas áreas de Cinema, Game e Carnaval, no espaço para eventos Diamond, em Ponta Grossa. A cerimônia de formatura, que marcou o encerramento de mais um ciclo da Incubadora de Inovação Social em Cultura.
O ciclo de capacitação contou com 17 cursos e duas oficinas práticas, promovendo uma qualificação aprofundada que preparou os participantes para atuar com competitividade no mercado audiovisual e cultural.
“Estamos qualificando profissionais e gerando oportunidades para que a área cultural seja uma referência em Maricá”, destacou Claudio Gimenez, presidente do ICTIM. Ele reforçou ainda que a preservação da memória e da cultura local é essencial para o desenvolvimento do município.
“Esse momento representa muito mais do que a entrega de certificados, é a materialização de sonhos e do poder transformador da cultura. Nós estamos fortalecendo a identidade de Maricá e mostrando que a arte, o conhecimento e a criatividade são caminhos reais para o desenvolvimento social e econômico do nosso povo”, disse o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin.
A gerente geral da Incubadora, Mariana Figueiredo, ressaltou a importância da participação dos alunos no sucesso do projeto. “A Incubadora só existe porque vocês acreditam nela. Esse momento é uma conquista coletiva, fruto da dedicação de cada um”, afirmou.
O evento também foi marcado por depoimentos de formandos que destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Entre os formandos, o ator Diogo Drossa compartilhou sua trajetória. “A Incubadora me capacitou para atuar com mais segurança no teatro e no audiovisual. Hoje me sinto mais preparado para seguir meu caminho artístico e desenvolver meus próprios projetos”, disse.
A jornalista Elana Souza se especializou em Criação de Imagens com Inteligência Artificial, e destaca que o curso foi um processo transformador. “Compreender esse universo da IA aplicado ao audiovisual foi como descobrir uma nova profissão, que complementa e potencializa meu trabalho como comunicadora. Estou muito feliz por tudo que aprendi e por fazer parte desse ciclo, que, pra mim, ainda está começando”, completou.
2025-09-19 13:39:00