Prefeitura de Maricá capacita profissionais de saúde sobre o preenchimento da ficha de notificação de violência para melhor acolhimento da população

Foto: Cauã SantanaA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a capacitação “Preenchimento correto da ficha de notificação de violência – SINAN”, promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violência, pela Vigilância Epidemiológica do município e



Foto: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a capacitação “Preenchimento correto da ficha de notificação de violência – SINAN”, promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violência, pela Vigilância Epidemiológica do município e pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps). A atividade, que aconteceu nesta quinta-feira (11/12), foi voltada aos profissionais da Atenção Primária, Atenção Especializada e Rede de Atenção Psicossocial, que participaram da formação em duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, no auditório da FACMAR.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações práticas e atualizadas sobre o correto preenchimento das fichas de notificação, instrumento fundamental para o registro de casos de violência. Além disso, foi reforçada a importância dos registros como ferramenta estratégica para o planejamento e aprimoramento de políticas públicas.

O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, destacou o impacto da qualificação contínua das equipes para o fortalecimento dos cuidados oferecidos na rede municipal.

“A notificação adequada permite que tenhamos um retrato fiel da realidade do município, possibilitando intervenções mais efetivas e garantindo que cada vítima seja acolhida e acompanhada de forma responsável. Investir na formação dos nossos profissionais é investir na proteção da população”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou o impacto direto do trabalho realizado pelas equipes.

“Quando a notificação é bem preenchida, conseguimos gerar dados confiáveis, identificar padrões e atuar de maneira preventiva e articulada. Esse cuidado técnico reflete diretamente na qualidade da resposta do município e na segurança das pessoas atendidas”, acrescentou.

Diana Diniz Castro, que integra o Núcleo de Prevenção à Violência do município, reforçou que a atividade contribui para elucidar questões sobre o tema entre os profissionais.

“Nessa capacitação, discutimos a questão da violência no município, apresentando as normas de notificações dessas situações, seguindo o Ministério da Saúde. Com isso, sensibilizamos os profissionais da cidade sobre esses casos, conseguindo fortalecer as políticas de enfrentamento a essas questões”, concluiu.



Conteúdo Original

2025-12-12 10:46:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE