Novembro Azul: Maricá realiza ações de promoção à saúde masculina em Unidades de Saúde da Família

Foto: Elsson CamposBaixar PDF A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (08/11) atividades de mobilização da campanha “Novembro Azul” nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e de Ubatiba. A ação



Foto: Elsson Campos

Baixar PDF

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (08/11) atividades de mobilização da campanha “Novembro Azul” nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e de Ubatiba. A ação tem como objetivo mobilizar a população masculina para a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde, integrando a mobilização do mês voltado à prevenção do câncer de próstata. As atividades foram direcionadas aos usuários cadastrados nas unidades.

A programação contou com diversos atendimentos médicos para o público como marcação do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), além de consulta com nutricionista, psicólogo e dentista. A ação também inclui aplicação de vacinas, como contra a Influenza (gripe), Covid-19, HPV, tétano, entre outras

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto da mobilização para conscientizar os homens sobre o papel do cuidado diário. “A mobilização do Novembro Azul nas Unidades de Saúde da Família reforça nosso compromisso com o cuidado integral da população masculina. Queremos que os homens de Maricá entendam que prevenção também é um ato de responsabilidade com a própria vida e com quem se ama”, afirmou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, pontuou o papel das ações para aproximar a população dos serviços oferecidos. “Essas ações aproximam os serviços de saúde da rotina dos nossos usuários e fortalecem o vínculo com as equipes das unidades. O Novembro Azul é um momento importante para estimular o autocuidado e mostrar que a prevenção salva vidas”, acrescentou.

A responsável técnica e enfermeira da US Central, Flávia Cardoso, ressaltou a importância da ação e dos exames preventivos. “É fundamental trazer os homens para as unidades de saúde e cuidar da saúde deles. O exame de PSA, em especial, é crucial para identificar alterações na próstata precocemente”, explicou.

Além dos atendimentos médicos, os participantes puderam desfrutar de um café da manhã, e os agentes comunitários de saúde realizaram orientações sobre prevenção e autocuidado. “Nosso objetivo vai além de oferecer atendimento médico. Queremos proporcionar acolhimento e quebrar o estigma relacionado ao exame de próstata”, completou Flávia.

Atividades variadas para os homens

A programação nas USF Central e Ubatiba também incluiu rodas de conversa sobre saúde masculina, salas de espera temáticas e ações de incentivo ao autocuidado. A conscientização sobre a importância da prevenção é um dos pilares da iniciativa, que busca esclarecer a população sobre a necessidade de monitoramento contínuo da saúde.

Vale lembrar que, no estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por isso, a realização do acompanhamento constante nas USF é fundamental. Quando presentes, os sinais podem incluir dificuldades ou dor ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, e dores ósseas.



Conteúdo Original

2025-11-08 18:42:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE