Natal Brasilidade: Prefeitura de Maricá se reúne com empreendedores de gastronomia

Antônio Grassi e José Alexandre. Foto: Thamyris MelloA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, em parceria com a Maricá Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), realizou nesta quarta-feira (19/11), na Arena



Antônio Grassi e José Alexandre. Foto: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, em parceria com a Maricá Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), realizou nesta quarta-feira (19/11), na Arena da Barra, uma reunião com empresários e empreendedores da gastronomia para alinhar os preparativos finais para a estreia do “Natal Brasilidade”. Durante o encontro, foram apresentadas ações integradas de diferentes órgãos municipais com foco na organização e no bom funcionamento das atividades durante o evento.

O Natal Brasilidade contará com três frentes principais voltadas à gastronomia: o Festival Gastronômico Sabores do Brasil, que oferecerá cardápios especiais nos restaurantes participantes; dois Espaços Gastronômicos, instalados em Araçatiba e no Parque Nanci; e quatro áreas do Rua e Sabor, reunindo empreendedores da gastronomia de rua em Araçatiba, Parque Nanci, Praça dos Gaviões (Itaipuaçu) e Praça Orlando de Barros Pimentel.

“É um trabalho conjunto que envolve, além da nossa secretaria, também a Iluminação Pública, o Trânsito, a Segurança, Posturas, Vigilância Sanitária e outros. Estamos cuidando de tudo, de todos os detalhes, para que os nossos visitantes tenham uma ótima experiência”, afirmou o secretário de Turismo, José Alexandre Almeida.

Estrutura e organização
Os Espaços Gastronômicos terão quiosques de restaurantes conhecidos da cidade e de cervejarias artesanais locais. Já os empreendedores de gastronomia de rua atuarão uniformizados, com avental e boné coloridos, identificando as áreas de atuação de cada grupo.

“Isso impede que um empreendedor vá para a área do outro, garantindo mais organização e distribuição das barracas e food trucks, além de proteger os nossos empreendedores de pessoas que não trabalham habitualmente na cidade”, explicou José Alexandre.

Também foram repassadas orientações sobre horários de carga e descarga para abastecimento de barracas e estabelecimentos.

Atrações culturais
Segundo Antônio Grassi, presidente da MARÉ, cerca de 70 artistas locais – entre cantores e DJs – se apresentarão nas ações do Natal Brasilidade.

“A gastronomia é parte fundamental da cultura e, por isso, os empresários do setor precisam ser contemplados no Natal Brasilidade. Outro ponto que temos cuidado é em valorizar os artistas locais. Nos palcos do Natal passarão mais de 70 artistas da cidade, os ‘pratas da casa’, atraindo ainda mais público para o nosso evento”, disse Grassi.

Gustavo Mostof, diretor de relações institucionais do Rock in Rio e responsável por parte das atrações, detalhou a dinâmica das ativações.

“Nós teremos sistema de sonorização nas praças da cidade, mesmo nas menores, com músicas que darão a atmosfera natalina para o município, isso a partir das 14h. Teremos também todos os brinquedos do Parque Nanci, com roda gigante, bate bate e outras atrações. Em três praças teremos palcos para apresentações musicais: o palco navio no Parque Nanci, o palco dos desfiles e na Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde além do palco temos um presépio que vai chamar muito a atenção do público”, explicou.

Expectativas do setor
A Rota Gastronômica de Maricá estima que somente os Espaços Gastronômicos movimentem cerca de R$ 500 mil durante os dias de evento.

“A gente levará para os pontos de evento uma gastronomia mais diferenciada, mas com valores acessíveis, sempre com insumos locais e com cuidado com a sustentabilidade. São 12 restaurantes nos espaços, além de sete cervejarias locais”, destacou a entidade.

Para comerciantes experientes, a reunião representou um marco de organização.

“Eu trabalho na rua há 14 anos e nunca tinha sido ouvido ou chamado a colaborar com a organização. Estou me preparando para o melhor Natal de todos os tempos da gente que trabalha na rua”, afirmou Pedro Hofman, de 28 anos, que mantém barraca em Araçatiba.



Conteúdo Original

2025-11-19 17:47:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE