A Prefeitura de Maricá, por meio da Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (Maré), abre as portas da cidade para a cultura de 20 países da América Latina com o Festival Somos Latinos, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro. Música, literatura, cinema e gastronomia vão movimentar a Arena da Barra e outros pontos da cidade. Mais de 200 artistas estarão na cidade. Toda a programação é gratuita.
Shows com artistas brasileiros, como Braza e Mart’nália, e internacionais, como Miss Bolivia (Argentina), vão ocupar os dois palcos construídos na arena. Também está previsto espaço para os “pratas da casa”, nossos artistas maricaenses, já que o festival é plural e tem a missão de apresentar a cidade para os nossos hermanos.
Antônio Grassi, presidente da Maré, enfatizou o intercâmbio cultural e a projeção internacional que o festival vai proporcionar.
“Vamos projetar Maricá no mundo, e o público latino-americano é o turista internacional que está mais próximo de nós. Esse tipo de troca entre culturas também nos fortalece como um polo cultural aqui dentro do Brasil. Quando falamos em cultura e turismo, falamos também do nosso público interno, o maricaense, o cidadão que aqui vive e que poderá interagir com tantas culturas”, projeta Grassi.
Programação
A argentina María Paz Ferreyra, mais conhecida como Miss Bolivia, se apresenta na sexta-feira (28/11), às 19h. Artista polivalente, ela mistura ritmos como cumbia, reggae, hip hop e dance nas suas apresentações recheadas de protesto e crítica social.
Mart’nália é a grande atração do sábado (29/11) na Arena da Barra de Maricá. A cantora sobe ao palco às 22h, num dia que terá ainda a transmissão da final da Libertadores (18h). O domingo (30/11) fica por conta do Braza, que se apresenta a partir das 19h.
O festival vai muito além dos shows. Quem visitar Maricá durante o Somos Latinos poderá ver um pouco de cada parte de um continente imenso, com sua culinária, artesanato e cultura. Estarão representados, além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O festival tem a missão de criar uma unidade e sentimento de pertencimento de todos esses povos.
Literatura
Além da música, a programação também amplia o diálogo com outras linguagens artísticas. O Concurso Literário “Somos Latinos”, que integra o legado cultural do festival, convida autoras e autores do Estado do Rio de Janeiro a refletirem sobre a identidade e o pertencimento latino-americano por meio das categorias conto e crônica. As inscrições abrem nesta quarta-feira, 12/11, por meio do site, e o vencedor vai para a Colômbia.
Cidade solidária
Em Maricá, representantes dos países participantes poderão experimentar uma cidade que investe na sua população, na economia solidária e na valorização da cultura local, com a economia criativa. Transporte público gratuito, investimento na diversificação econômica e belezas naturais completam o cenário que projeta a cidade como um dos melhores destinos do Rio e do Brasil.
O Festival Somos Latinos é uma parceria da Prefeitura de Maricá, MARÉ e Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A produção é da Br4 Branding; a curadoria musical, do Mucho! Festival; e mídia oficial, da InterTV RJ.
Serviço:
Festival Somos Latinos
Data: 27 a 30/11/2025
Local: Arena da Barra de Maricá – Abertura com ações em diversos pontos da cidade
Shows:
28/11 – 19h – Miss Bolivia
29/11 – 22h – Mart’nália
30/11 – 19h – Braza
Site: www.somoslatinos.com.br
Instagram: @festivalsomoslatinos
2025-11-11 17:52:00





