Maricá: Unidades de Saúde da Família em Inoã oferecem serviços à população neste sábado (24/01)

Foto: Clarildo MenezesA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar diversos serviços preventivos e de promoção ao bem-estar neste sábado (24/01), das 8h às 14h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do distrito



Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar diversos serviços preventivos e de promoção ao bem-estar neste sábado (24/01), das 8h às 14h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do distrito de Inoã. A iniciativa integra a estratégia de funcionamento regionalizado das unidades aos sábados, com o objetivo de ampliar o acesso da população à Atenção Primária à Saúde em todo o município e fortalecer os cuidados oferecidos.

Nesta data, estarão em funcionamento as USFs Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Santa Paula, São José 1, São José 2 e Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa, Minha Vida).

Durante a ação, a população poderá contar com atendimento multiprofissional, aplicação de vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, dispensação de medicamentos, realização de curativos, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de atividades individuais e coletivas voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida. A proposta é facilitar o cuidado em saúde, especialmente para quem tem dificuldade de acessar os serviços durante a semana.

Para o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, a estratégia fortalece a Atenção Primária e aproxima os serviços dos territórios da cidade.

“A abertura das Unidades de Saúde da Família aos sábados, de forma regionalizada, é uma medida que amplia o acesso e reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada do SUS. Estamos garantindo mais oportunidades de cuidado, prevenção e acompanhamento, com equipes preparadas para atender a população de forma integral”, destacou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Regina Ferreira, ressaltou a importância da iniciativa para a população.

“Essa estratégia permite organizar melhor os fluxos e atender às necessidades locais, fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e a população. É uma ação que valoriza o cuidado contínuo, a prevenção de agravos e a promoção da saúde, pilares fundamentais da Atenção Primária”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça que, nos casos de urgência e emergência, a população deve procurar o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã ou a UPA Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu, todos com atendimento 24 horas. Já para acolhimentos multiprofissionais de quadros graves e persistentes em saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial 3 (CAPS 3) funciona 24 horas, garantindo assistência contínua à população.

Cronograma de atendimentos nas USFs aos sábados

24/01 – Distrito 3 (Inoã): USFs Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Santa Paula, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV), São José 1 e São José 2
31/01 – Distrito 4 (Itaipuaçu): USFs Recanto, Santa Rita, Jardim Atlântico, Milton Santos (Itaocaia Valley), Carlos Marighella (MCMV) e Josefa Xavier (São Bento da Lagoa)
07/02 – Distrito 1 (Centro)
21/02 – Distrito 2 (Ponta Negra)
28/02 – Distrito 3



Conteúdo Original

2026-01-23 11:27:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE