A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira (17/09), data em que se celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma ação educativa para simbolizar a data no Hospital Conde Modesto Leal, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e na UPA Municipal (UPAM) Santa Rita. A iniciativa, que envolveu as unidades da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município, levou atividades interativas e informativas a diferentes setores dos espaços, destacando a relevância da segurança do paciente para profissionais e usuários.
Neste ano, a campanha global estabeleceu o tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, reforçando a atenção voltada às populações mais vulneráveis. Com base nesse ponto, nas ações, foram trabalhadas as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que incluem: identificação correta do paciente; comunicação eficaz entre equipes de saúde; uso seguro de medicamentos; realização de cirurgias no local correto; prevenção de infecções relacionadas à assistência, com foco na higienização das mãos; e redução de quedas e de lesões por pressão.
Essas metas fortalecem os treinamentos já realizados rotineiramente nas unidades, assegurando que os profissionais de saúde atuem com formação contínua, protocolos claros e uma cultura de segurança consolidada, o que garante qualidade no atendimento e cuidados mais seguros a toda a população.
As atividades contaram com diálogos, oficinas, simulações, exposições de materiais educativos e rodas de reflexão sobre boas práticas em saúde, promovendo mais engajamento das equipes e ampliando a conscientização sobre o tema.
Segundo o secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, a iniciativa reafirma o compromisso do município com a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes.
“Promover a segurança do paciente é uma prioridade em todas as nossas unidades. Com ações educativas como essa, reforçamos a capacitação das equipes e garantimos que o cuidado seja prestado de forma segura, competente e humanizada, desde o primeiro momento de vida”, destacou.
Semana de Segurança do Paciente no Hospital Che Guevara
Em outra frente, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, deu início, no último sábado (13), à Semana de Segurança do Paciente e Prevenção da Sepse, que segue até esta sexta-feira (19).
A programação reúne ações lúdicas e educativas voltadas aos colaboradores da unidade, destaque no atendimento ao trauma referenciado, em cirurgias e procedimentos oftalmológicos.
Entre as dinâmicas realizadas, estão um quiz sobre medicação segura, jogos de cartas sobre diagnóstico seguro, prevenção de infecções e dos 7 erros – que simula situações de risco em um leito pediátrico, como prevenção de quedas, identificação correta, administração adequada de medicamentos e medidas contra a broncoaspiração.
Seguindo o tema “Segurança do paciente desde o início”, a programação reforça a importância de cuidados desde a infância, incentiva a detecção precoce da sepse e orienta sobre práticas que aumentam a segurança em todas as etapas do atendimento.
2025-09-19 13:03:00