Maricá, referência mundial no uso de moeda social, celebra Dia Nacional da Economia Solidária

Foto: Bernardo GomesA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social (Ecosol), em parceria com o Banco Mumbuca, realizou nesta segunda-feira (15/12) o “Workshop ESG + Economia Solidária”, no auditório do Banco Mumbuca,



Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social (Ecosol), em parceria com o Banco Mumbuca, realizou nesta segunda-feira (15/12) o “Workshop ESG + Economia Solidária”, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. O encontro celebrou o Dia Nacional da Economia Solidária e reuniu feirantes, coletivos, grupos produtivos, cooperativas, associações e integrantes da rede solidária do município.

Com foco na troca de experiências, práticas sustentáveis e fortalecimento das iniciativas locais, o workshop promoveu reflexões sobre as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) aplicadas à economia solidária e às políticas públicas municipais, incentivando a preservação ambiental, responsabilidade social e transparência.

O secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, ressaltou a importância do encontro. “Estamos realizando esse workshop em um dia muito significativo. Tivemos muitas inscrições, o que mostra o interesse da população e o quanto esse tema é fundamental para o desenvolvimento do nosso município”, disse.

A programação contou com a palestra de Márcia Costa, coordenadora de ensino do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que compartilhou experiências em economia solidária, sociobioeconomia e debates recentes da COP30, destacando impactos diretos nas políticas públicas municipais.

“Ambientes onde as pessoas podem debater, trocar experiências e ter acesso às informações do que está acontecendo no governo e no mundo são essenciais. Maricá tem se destacado por implementar políticas públicas inovadoras e isso é resultado de ações como essa”, declarou.

Participantes destacaram a relevância do evento para o crescimento pessoal e coletivo. Para a pedagoga Aline Monteiro, moradora de Itaipuaçu, o workshop representa uma oportunidade de ingressar no mundo da economia solidária. “A cidade está crescendo e se desenvolvendo, então essa oportunidade é muito importante para que as pessoas contribuam cada vez mais para esse avanço”, comentou.

Já Aline Barros, assessora administrativa e moradora de Araçatiba, reforçou o papel do conhecimento profissional. “O workshop é uma oportunidade de agregar conhecimento. Trabalho diretamente com esse tema e é fundamental buscar formação constante, além de reconhecer a importância da economia solidária no desenvolvimento de Maricá”, afirmou.

O Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado em 15 de dezembro, foi criado em homenagem ao nascimento do ambientalista Chico Mendes (1944), conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica e pela conscientização sobre a preservação da floresta nativa.



Conteúdo Original

2025-12-15 13:09:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE