A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o projeto SIG@S Maricás, convidou os frequentadores da Praia do Recanto de Itaipuaçu a colocarem a mão na massa pela preservação, na manhã deste sábado (20/09), véspera do Dia da Árvore. O evento Dia Mundial de Limpeza – Clean Up Day, reuniu dezenas de pessoas para ajudarem no recolhimento de resíduos no mar e ambientes costeiros, promovendo ações de educação ambiental. Depois da “faxina”, voluntários e banhistas puderam levar mudas de plantas para casa, distribuídas pelo projeto Maricá + Verde.
“Um evento assim é sensacional. A creche da minha filha está trabalhando com ela a conscientização ambiental. Poder trazê-la para ajudar na praia, na prática, é muito importante. Se a gente não cuidar, tudo isso vai acabar”, disse Rodrigo Curvello, que foi voluntário ao lado da companheira, Maisa, e da filha Nina, de 4 anos.
Além da Secretaria de Meio Ambiente, que doou 70 mudas de plantas, participaram da ação a Sanemar, a Somar, a Secretaria de Educação e diversos órgãos e projetos ambientais, como o próprio SIG@S Maricás, que coordena a ação.
“O Clean Up Day é uma grande ação socioambiental que sensibiliza as pessoas sobre o impacto que os resíduos têm nas praias e nos ambientes costeiros. Aqui temos contato com as pessoas que estão na praia, banhistas e pescadores, mas não somente. O SIG@S é uma parceria da Firjan, Senai e Petrobras e, desta vez, trouxemos 40 pessoas da Firjan para auxiliar na ação”, explicou Carolina Soares, membro da equipe de gestão do projeto.
Protetores do futuro
Os voluntários receberam luvas e baldes e tiveram a missão de recolher resíduos pela praia. Uma tarefa que já está incorporada na rotina diária dos pescadores da região. A pescadora artesanal Virgínia Santos emprestou sua casa como base para o grupo, neste sábado.
“Hoje estão aqui, mas este espaço também é a sede da Colônia Z7 e da Associação de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu. Esse tipo de ação tem que ter o nosso apoio e também do poder público. As pessoas precisam ter responsabilidade com o meio ambiente. Os pescadores sabem disso e recolhem muito lixo que encontram pelo mar”, afirmou Virgínia.
2025-09-20 17:04:00