A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos, promoveu nesta terça-feira (22/07) o Seminário Municipal de Espiritualidade e Saúde. O evento ocorreu durante todo o dia, no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e reuniu representantes de vários segmentos religiosos do município com o objetivo de abordar sobre o impacto da espiritualidade na saúde.
A proposta do seminário foi ampliar o diálogo entre fé, ciência e saúde, destacando como a espiritualidade pode influenciar positivamente o processo de cura, o bem-estar emocional e o desenvolvimento integral do ser humano. A programação incluiu reflexões sobre a integração da espiritualidade na prática clínica, com enfoque em áreas como medicina, psicologia, enfermagem e cuidados paliativos.
“A gente vê que olhar para o ser humano em todas as dimensões é o que necessitamos para ter uma saúde integral. Com isso, iniciamos uma proposta em parceria com outras áreas do governo para gerar suporte e apoio espiritual”, afirmou o idealizador do evento, Alan Christi, psicólogo e neurocientista.
Além do debate sobre saúde, o evento também trouxe reflexões sobre a ciência da religião e o papel histórico das crenças religiosas na construção de uma sociedade mais ética e próspera. A diversidade religiosa foi celebrada como fonte de sabedoria e um caminho para o respeito mútuo e a paz social.
“Hoje é inegável, inclusive para a própria ciência, os impactos positivos da espiritualidade na cura, na saúde e no desenvolvimento humano. A gente quis trazer esse debate para uma esfera pública com segmentos religiosos de várias áreas. Essa também é uma forma de inclusão social”, completou Alan Christi.
Escola Popular de Teologia e Filosofia de Maricá
Como desdobramento do seminário, foi destacada a criação da Escola Popular de Teologia e Filosofia, uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Religiosos que já conta com mais de 300 inscritos. A escola oferece formação crítica e inter-religiosa para pessoas de diferentes crenças, com o objetivo de capacitá-las para prestar suporte espiritual em hospitais, abrigos e espaços públicos da cidade.
2025-07-22 22:26:00