A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, concluiu nesta sexta-feira (11/07) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizado na Arena da Barra, o encontro reuniu mais de 300 pessoas entre profissionais da área, usuários do sistema, representantes da sociedade civil e autoridades, que se engajaram em dois dias de debates intensos sobre o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção Social e Resistência”.
O segundo dia foi marcado por rodas de conversa, apresentações culturais e discussões nos cinco eixos temáticos da conferência: a universalização do SUAS com equidade e respeito à diversidade; a valorização dos trabalhadores da assistência social; a integração de benefícios e serviços socioassistenciais; a gestão democrática com participação popular; e a sustentabilidade financeira com cofinanciamento justo do SUAS. Houve ainda uma encenação teatral sobre violência sexual, que emocionou o público e reforçou a urgência de políticas públicas de proteção.
“Vivemos um momento de escuta e construção conjunta, reafirmando que a política de assistência social precisa ser feita com quem está no território, com quem conhece as reais necessidades da população. A conferência foi fundamental para fortalecer essa rede de proteção”, destacou Simone de Almeida, subsecretária de Assistência Social e Cidadania.
Para Sylvia Cantuária, 55 anos, pedagoga e integrante do Eixo 5, participar da conferência foi uma experiência transformadora. “É muito importante contribuir com ideias e refletir sobre o futuro da assistência social. Além de propor melhorias para o SUAS, ainda vamos eleger representantes que levarão as vozes de Maricá para as próximas etapas”, afirmou.
Já Raimunda Silva, de 75 anos, que participou das discussões do Eixo 1, celebrou o espaço de escuta e protagonismo. “Foi emocionante ver tanta gente unida para defender o direito de todos. Eu me senti ouvida e representada. Essa conferência me deu ainda mais força para continuar lutando por um acesso mais justo e igualitário à assistência social”, disse.
As ideias e propostas discutidas nos grupos foram consolidadas em plenária no período da tarde, encerrando o evento com a eleição dos delegados que representarão Maricá nas próximas etapas da conferência, em nível estadual e nacional.
Primeiro dia reforçou a importância da participação social na construção das políticas públicas
Na quinta-feira (10/07), a conferência foi aberta com a presença de autoridades municipais e federais, representantes da sociedade civil e da população atendida pela assistência social. A palestra magna abordou os desafios e conquistas das duas décadas do SUAS, reforçando o papel das conferências como espaços fundamentais para fortalecer a democracia, ampliar direitos e garantir inclusão social.
2025-07-11 16:52:00