Maricá celebra o Dia do Psicólogo com atividade especial no Hospital Municipal Conde Modesto Leal

Foto: Cauã SantanaA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na última quarta-feira (27/08), uma atividade especial no Hospital Municipal Conde Modesto Leal para celebrar o Dia do Psicólogo. O encontro foi marcado por uma



Foto: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, na última quarta-feira (27/08), uma atividade especial no Hospital Municipal Conde Modesto Leal para celebrar o Dia do Psicólogo. O encontro foi marcado por uma palestra ministrada pela psicóloga Juliana Maciel, que destacou a importância da escuta qualificada e da construção de vínculos no processo de cuidado oferecido aos pacientes no local.

Durante a apresentação, a profissional utilizou a metáfora do “nó”, simbolizando a complexidade, a força e a segurança dos laços afetivos e de responsabilidade que se estabelecem no cuidado psicológico. Com isso, é ressaltado que a psicologia atua como um espaço de ressignificação das experiências, no qual cada indivíduo atribui novos sentidos às vivências pessoais. O papel da equipe multidisciplinar também foi ressaltado, mostrando que o cuidado em saúde é construído coletivamente, de forma inter e transdisciplinar.

A atividade abordou ainda diferentes perspectivas do cuidado, que envolvem profissionais da área, usuários dos serviços de saúde e acompanhantes. Para as equipes, os desafios envolvem o trabalho diário, relações interpessoais, contato com a vida e a morte e a necessidade de cuidar de si mesmos. Já para os familiares, o foco recai sobre acolhimento, afetividade, institucionalização, luto e transformações geradas pela escuta atenta. Os pacientes, por sua vez, enfrentam questões como sofrimento psíquico, demandas crescentes, relações pessoais e profissionais, solidão, internações, dentre outros aspectos.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a relevância da atividade para homenagear os profissionais e fortalecer a integralidade do cuidado em saúde mental.

“A atividade em homenagem ao Dia do Psicólogo reforça o papel essencial desses profissionais no cuidado integral à saúde. A escuta qualificada e a construção de vínculos são fundamentais para acolher pacientes, familiares e também nossas equipes. Seguiremos valorizando e fortalecendo a atuação da psicologia em toda a rede de saúde do município, da Atenção Primária à Urgência e Emergência”, garantiu.

A superintendente de Atenção Psicossocial, Daiana Albino, ressaltou a importância dos psicólogos dentro do cuidado em saúde mental.

“Os psicólogos têm um papel fundamental em nossa rede de cuidados, atuando desde a Atenção Primária, no acompanhamento de casos leves e moderados, até os Caps, que acolhem quadros graves e persistentes, e o Hospital Conde Modesto Leal, referência em situações de crise. Em cada um desses espaços, o cuidado é qualificado e humanizado, garantindo suporte integral às pessoas com demandas em saúde mental e a seus familiares”, reforçou.

O diretor técnico do Hospital Conde Modesto Leal. Thiago Sugimoto, marcou presença no evento e enalteceu o trabalho da equipe de psicologia.

“A equipe de psicologia exerce um papel ímpar não só com os pacientes em internação clínica que carregam todo o peso emocional de estar internado, como também com nossos pacientes da saúde mental. As atividades desenvolvidas e a escuta ativa minimizam o sofrimento e até diminuem o tempo de internação hospitalar”, disse.

Rede de Atenção Psicossocial em Maricá

A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Maricá é composta por diferentes serviços, chamados de pontos de atenção, que juntos estruturam uma rede de cuidados voltada às pessoas com transtornos mentais e problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, além de seus familiares.

Na Atenção Primária, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), equipes multiprofissionais, que incluem psicólogos e psiquiatras, acolhem casos leves e moderados relacionados à saúde mental. Já os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) oferecem acompanhamento a pessoas com quadros graves e persistentes, seja por demanda espontânea ou encaminhamento de outros serviços.

O Caps 3 funciona 24 horas na Rua Clímaco Pereira, 259, no Centro, e atende pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas. O Caps Infantojuvenil (Capsi) atende crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Eugênia Modesto da Silva, 363, lote 01, quadra H, no Centro. Já o Caps Álcool e Outras Drogas (Caps AD), localizado na Rua Maria Cordeiro Cardoso, 23, em Araçatiba, funciona em horário estendido, das 8h às 21h, com acolhimento especializado para pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Em situações de crise em saúde mental, a referência no município é o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, que tem quatro leitos voltados a esse cuidado. Além disso, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara conta com psicólogos que oferecem acolhimento e suporte a pacientes internados e a seus acompanhantes.



Conteúdo Original

2025-08-29 11:34:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE