A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), promoveu na manhã desta terça-feira (19/08) uma celebração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua. O evento aconteceu na Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba, e contou com música, apresentação de teatro, serviços de saúde, além de atuação da Casa do Trabalhador realizando cadastramento para novas oportunidades de emprego através do Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Cerca de 60 usuários participaram da comemoração, incluindo acolhidos do próprio Ernani Gomes Duarte e também dos abrigos de Itaipuaçu, Mumbuca e Araçatiba. O encontro foi marcado pela emoção, simbolizando a importância da rede de apoio oferecida pela cidade para quem busca recomeçar.
“Esse momento é muito importante para Maricá, pois comemoramos a luta de quem quer construir uma nova oportunidade de vida. A Prefeitura está unindo todas as forças para criar novas possibilidades para essas pessoas que estão nas ruas”, afirmou Rebeca Azevedo, coordenadora de alta complexidade da SMASC.
Mais do que um momento festivo, o dia foi de fortalecimento da esperança. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em garantir dignidade e novas perspectivas para as pessoas em situação de rua, oferecendo não apenas abrigo, mas também serviços de reinserção social, cuidados de saúde, capacitação e apoio para a retomada da autonomia.
“Cheguei em Maricá há três anos e fui muito bem acolhido pelos funcionários do abrigo. Estou tendo todo apoio. Cada pessoa que me ajuda é parte de um quebra-cabeça de uma nova vida. Um dia vou estudar para estar no lugar delas e poder ajudar os outros também”, afirmou Rafael Souza dos Santos, de 48 anos, e usuário dos serviços dos abrigos de Maricá.
Os abrigos da Assistência Social em Maricá oferecem diariamente alimentação, acompanhamento psicossocial, oficinas de convivência, acesso a documentação, além de encaminhamentos para serviços de saúde e oportunidades de trabalho. Interessados em conhecer mais sobre o local ou buscar acolhimento podem entrar em contato com o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (21) 97237-8353.
2025-08-19 14:55:00