A Prefeitura de Maricá promoveu, na Praça Orlando de Barros Pimentel, o primeiro dia de shows da Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá. A programação nesta quinta-feira (14/08) contou com atividades religiosas e com muita música na festa bicentenária.
O primeiro dia da tradicional celebração reuniu centenas de fiéis e visitantes em uma programação que combinou devoção e música católica e secular. As atividades começaram com o Terço Mariano, seguido pela novena e missa com coroação da santa.
Após as atividades religiosas, o palco montado na praça recebeu apresentações musicais. Karen Keldani abriu a noite com um repertório de música católica. Em seguida, a dupla sertaneja George Henrique & Rodrigo se apresentou e, fechando a festa, Diego & Victor Hugo não deixaram ninguém parado.
“Estamos recuperando uma tradição de mais de 200 anos de celebração. Durante os quatro dias de festa teremos atrações magníficas, uma mistura de muita fé e música boa”, garantiu o secretário de Promoção de Eventos, Rony Peterson.
Fé e tradição
Uma extensa programação liturgica acontece desde o dia 06/08 e seguirá até o domingo, 17/08. Nos próximos dias, uma série de missas e a tradicional procissão acontecem em celebração à Virgem do Amparo.
“É uma grande alegria para o povo de Maricá celebrar a sua padroeira. Estamos na festa de número 270. A cidade tem 211 anos; a tradição católica, a festa de Nossa Senhora do Amparo, precede a fundação da própria cidade. Celebrar a padroeira da cidade é algo que move o coração de todo o novo dessa região”, comentou o pároco Wellington Dahan dos Santos.
Comércio local aquecido
A Festa da Padroeira é uma oportunidade para que o comércio local fique aquecido com os fiéis e visitantes que participam da celebração. Todos os gostos foram contemplados pelos tradicionais barraqueiros, que a cada ano marcam presença na festividade.
Ana Clara Ribeiro trabalha com doces e acredita ter um aumento nas vendas – para este ano, está com uma produção diária de 200 doces. “Sempre vendemos bem e esse ano, como a festa está maior, acredito que podemos aumentar as nossas vendas. Estamos nos preparando para ampliar o estoque a partir de amanhã se precisar”, contou.
Moradora de São José do Imbassaí, Luana Costa vê na festa uma oportunidade de muitas vendas. “Essa é uma festa que impulsiona o comércio, ainda mais que essa é uma ‘baixa temporada’. É um evento muito importante para nós, comerciantes. Sem falar que estimula o turismo, já que atrai pessoas de municípios vizinhos”, avalia.
A Festa da Padroeira acontece a partir de uma realização conjunta da Secretaria de Promoção de Eventos, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno e Secretaria de Assuntos Religiosos.
Programação da Festa da Padroeira 2025:
15/08 – Sexta-feira
19h30 – Tony Alysson
21h – Juninho Cassimiro
16/08 – Sábado
19h30 – Os Mulekes
21h – Pagode do Adame
22h30 – Ferrugem
17/08 – Domingo
19h30 – Padre Fábio de Melo
22h – Tiee
2025-08-15 09:16:00