A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, estruturou o Centro de Vacinação Integrada (CVI) para ampliar o acesso e otimizar os serviços de imunização no município para públicos que necessitam de cuidados específicos. Inaugurado em 29/08/, o espaço está localizado na Avenida Roberto Silveira, 46, loja 2, no Centro – próximo à rodoviária – e concentra imunizações para diversas situações, oferecendo mais conforto, acessibilidade e acolhimento à população.
Entre os serviços disponíveis está a aplicação da vacina BCG em crianças, realizada mediante agendamento pelo número (21) 96795-0239. As aplicações acontecem às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h ao meio-dia, no CVI. Lembrando que a BCG também é disponibilizada às segundas-feiras na Unidades de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) e às quintas-feiras na USF Inoã II, sempre no período da manhã.
O CVI também dispõe de uma sala exclusiva para a vacinação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma referência na cidade, que podem receber as vacinas de rotina, previstas no Calendário Nacional, no local, a partir de agendamento prévio pelo número (21) 96795-0239. A iniciativa garante um ambiente mais humanizado e adequado às necessidades desse público.
A vacinação antirrábica humana no Centro de Vacinação Integrada acontece por livre procura no local, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados até as 14h. Já a aplicação de imunobiológicos especiais ocorre mediante agendamento prévio às segundas e quintas-feiras. O processo deve ser iniciado na USF de referência e, após a liberação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a equipe do CVI entra em contato para agendar a aplicação, que pode ocorrer no próprio centro, na USF ou em domicílio.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto do Centro de Vacinação Integrada para qualificar e ampliar a imunização no município.
“O Centro de Vacinação Integrada é um avanço importante para Maricá. Centralizamos serviços essenciais, garantindo agilidade, acolhimento e mais qualidade no atendimento aos moradores. Nossa prioridade é facilitar o acesso de públicos específicos, como pessoas com TEA e crianças, à imunização de forma segura e organizada”, afirmou.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, o espaço fortalece a rede de proteção contra doenças imunopreveníveis.
“A inauguração do CVI representa um marco para o município, pois amplia a cobertura vacinal e garante um cuidado diferenciado para pessoas em situações especiais e grupos que necessitam de atenção específica. Estamos empenhados para qualificar cada vez mais esse cuidado”, destacou.
2025-09-04 16:15:00