Associação de Imprensa de Maricá e GAM lançam Medalha Alexandra Lambraki de Comunicação

Foto: DivulgaçãoA exposição “Memórias da Grega”, que ocupou durante todo o mês de julho o espaço do GAM (Grupo de Artistas de Maricá), se despede do público no próximo 31 de julho com intervenções artísticas urbanas, homenagens em



Foto: Divulgação

A exposição “Memórias da Grega”, que ocupou durante todo o mês de julho o espaço do GAM (Grupo de Artistas de Maricá), se despede do público no próximo 31 de julho com intervenções artísticas urbanas, homenagens em defesa da memória cultural de Maricá.

Um dos momentos mais significativos da noite será o lançamento oficial da Medalha Alexandra Lambraki de Comunicação, uma iniciativa do GAM em parceria com a Associação de Imprensa de Maricá (AIM), atualmente presidida pela jornalista Nathalia Costa. A honraria será entregue anualmente a profissionais da comunicação- jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e influenciadores digitais – que atuam no fortalecimento da identidade cultural e da memória coletiva maricaense.

A criação da medalha é um marco simbólico e institucional que celebra o legado de Alexandra Lambraki, homenageada principal da exposição. Nascida em Atenas, na Grécia, Alexandra fixou raízes em Maricá, onde atuou intensamente durante mais de cinco décadas como artista plástica, jornalista, pesquisadora da memória local e figura incontornável da história cultural da cidade.

Fundadora do Jornal Correio de Ponta Negra – posteriormente transformado no Correio da Cidade -, Alexandra também esteve entre os fundadores do GAM, em 1994, tendo presidido a instituição entre 2021 e 2024. Seu legado inclui um vasto acervo de documentos, obras e conexões humanas que seguem inspirando ações culturais e comunitárias até hoje. A medalha que leva seu nome será, portanto, um reconhecimento público e contínuo da importância de preservar a memória por meio da comunicação.

Memórias da Grega

Criada como uma instalação sensorial e afetiva, a mostra “Memórias da Grega” teve curadoria da produtora cultural Kikah Monteiro, que também preside o GAM, e contou com a participação da fotógrafa Angela do Bem, responsável pela instalação artística “Espaço Memória”. A exposição apresenta um mergulho profundo na vida e na trajetória da artista grega radicada em Maricá.

Serviço:

Local: GAM – Grupo de Ações e Memória | Rua Álvares de Castro,1277, Centro – Maricá, RJ

Instagram: @gamgrupodeartistas

Data: 31 de julho de 2025

Horário: a partir das 18h

Entrada gratuita

Contato para a imprensa: grupodeartistasdemarica@gmail.com



Conteúdo Original

2025-07-22 17:49:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE