A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, participou nesta quinta-feira (16/10) de um encontro regional voltado para o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária e o aprimoramento das práticas desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no município. A atividade, realizada em Rio Bonito, reuniu profissionais de diferentes cidades da região para debater estratégias e inovações voltadas ao cuidado integral da população.
Com o intuito de ampliar o diálogo sobre inovação na área da saúde, a programação incluiu discussões sobre o uso de ferramentas de trabalho na Atenção Primária e sobre o papel estratégico dos ACS na promoção da saúde e na prevenção de doenças em suas microáreas. Também foram abordadas estratégias para intensificar as ações de vacinação e fortalecer a busca ativa de gestantes, iniciativas essenciais para garantir o cuidado contínuo e de qualidade nos territórios, principalmente em uma cidade de elevada extensão territorial como Maricá.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Velho, a presença dos agentes comunitários de saúde no encontro reafirma o compromisso do município com a qualificação permanente dessa área.
“Os Agentes Comunitários de Saúde têm um papel essencial no contato direto com a população e são fundamentais para o sucesso das ações de prevenção e promoção da saúde. A participação em eventos como esse fortalece nosso compromisso com uma Atenção Primária cada vez mais acolhedora e resolutiva”, destacou.
A subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Regina Ferreira, ressaltou a importância do intercâmbio regional como ferramenta de aprimoramento das práticas de cuidado.
“Esses momentos de troca são extremamente valiosos. Eles permitem que nossos profissionais conheçam novas experiências, aprendam com outras realidades e tragam ideias que possam ser aplicadas no dia a dia local. Com a aplicação dessas vivências nas Unidades de Saúde da Família, beneficiamos diretamente os usuários do SUS em Maricá”, acrescentou.
Fortalecimento da Atenção Primária
As Unidades de Saúde da Família (USF), parte da Atenção Primária, são a porta de entrada para toda a rede municipal, com ações de promoção e proteção à saúde voltadas à prevenção e manutenção do bem-estar, evitando o agravamento de cada caso. Atualmente, o município conta com 28 unidades nessa área, nos quatro distritos da cidade, cada uma responsável por atender os usuários cadastrados, que residem na região onde se localizam.
Atualmente, os serviços de Atenção Primária estão em um processo de reestruturação e qualificação, um dos principais focos da gestão na área da saúde. Com isso, as USF passam por melhorias estruturais contínuas, equipes serão ampliadas progressivamente e novas unidades serão criadas, garantindo um atendimento eficaz e evitando agravos.
2025-10-17 13:41:00