Ação de combate à tuberculose realiza 927 atendimentos no Centro de Maricá

Foto de Cauã SantanaA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou, na terça-feira (26/08), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, uma grande



Foto de Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, realizou, na terça-feira (26/08), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, uma grande ação de combate à tuberculose usando uma unidade móvel que levou saúde e cidadania a 927 atendimentos. O evento simbolizou o Agosto Laranja, mês de conscientização e contra a doença e que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado integral da saúde.

Ao longo do dia, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos no local, incluindo exame para investigação da tuberculose. Foram aplicadas 145 doses de vacinas (Influenza, HPV, Tríplice Viral, Febre Amarela, Hepatites B e C e Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos) e realizados 350 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.

Em outra frente, foram oferecidos 202 atendimentos em auriculoterapia, além de orientação odontológica (com distribuição de kits de higiene bucal para 135 pessoas) e 10 coletas de exame preventivo de câncer de colo de útero. O evento incluiu também atendimentos do Consultório na Rua e atividades de promoção da saúde, como exercícios físicos e ações educativas.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou que a iniciativa fortalece a rede de atenção à saúde em Maricá:

“Essa foi uma atividade muito importante para reforçar o cuidado com a saúde da população e ampliar o acesso a serviços essenciais. O sucesso da ação mostra a força da integração entre município e Estado, além do trabalho conjunto com outras secretarias. Seguiremos investindo em iniciativas que levem prevenção, informação e cidadania para cada vez mais pessoas”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Maricá, Daniella Bittencourt, ressaltou o impacto positivo do evento para a prevenção de doenças:

“A ação foi fundamental para ampliar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, especialmente a tuberculose, aproximando a população dos serviços de saúde. A integração entre diferentes setores potencializa os resultados e fortalece o SUS em sua missão de cuidar das pessoas de forma integral”, acrescentou.

Integração com outras secretarias

A iniciativa contou com a participação de outros órgãos e secretarias municipais, ampliando o alcance social da ação. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) emitiu 85 documentos de identidade, entre primeiras e segundas vias, enquanto o projeto Cidade Limpa da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) distribuiu kits de conscientização.

Já a Secretaria de Trabalho orientou sobre mercado de trabalho, elaboração de currículos e oportunidades de emprego; a Secretaria de Assistência Social apresentou seus serviços; e a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade realizou uma apresentação de dança no local.



Conteúdo Original

2025-08-28 12:45:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE