8º Seminário Empresarial de Turismo reúne gestores e especialistas do setor em Maricá

Foto: Clarildo MenezesA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou nesta terça-feira (18/11) o 8º Seminário Empresarial de Turismo, na Arena Barra de Maricá. Integrado à Feira Empresarial de Investidores



Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou nesta terça-feira (18/11) o 8º Seminário Empresarial de Turismo, na Arena Barra de Maricá. Integrado à Feira Empresarial de Investidores em Maricá (FEIMAR), o encontro reuniu empresários, gestores públicos, especialistas e instituições parceiras para debater ações e oportunidades que impulsionam o turismo e o desenvolvimento econômico no município.

O evento foi promovido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ). Ao longo do dia, a programação contou com seis painéis que abordaram temas como: turismo receptivo no estado; projetos de promoção e estruturação do setor; estratégias de eventos, roteiros turísticos, hotelaria, inovação e empreendedorismo; e qualificação profissional.

Durante a abertura, o secretário de Turismo, José Alexandre Almeida, destacou a importância da integração entre poder público e iniciativa privada. “Somos uma cidade em que temos os setores público e privado em diálogo permanente. Todos os investimentos vão impactar a vida de toda a população e também dos micro, pequenos e grandes empresários”, afirmou.

O presidente da Codemar, Celso Pansera, ressaltou o impacto das ações em andamento. “É um conjunto de iniciativas que vão mudar a história da cidade e que já vêm transformando Maricá nos últimos anos. A tendência é termos uma mudança ainda mais significativa no funcionamento, na cultura e na economia do município”, declarou.

Para o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Cláudio Gimenez, o desenvolvimento econômico precisa caminhar junto à formação profissional. “Maricá vem crescendo exponencialmente e se tornando um atrativo no país. Mas, esse avanço só se sustenta se a população estiver preparada. A mão de obra tem que ser local, especializada e com qualidade de vida”, ressaltou.

Empreendedorismo e geração de empregos em pauta

O encontro incluiu ainda debates sobre empreendedorismo e fortalecimento das pequenas empresas. A coordenadora do Sebrae Leste Fluminense, Juliana Ventura, reforçou o papel das capacitações e da formação de novos negócios. “Trabalhamos com a lógica do empreendedorismo e da qualificação. É essencial fortalecer as pessoas para movimentar o território e ampliar o impacto dos projetos”, disse.

A relação entre a geração de emprego e a expansão do setor turístico também foi tema de discussão. O secretário de Trabalho e Emprego, Thiago Monteiro, destacou o papel da pasta na articulação com as demais iniciativas. “O papel da secretaria é qualificar a população e empregar o máximo de pessoas possível. O turismo amplia esse horizonte”, afirmou.

Entre os expositores da FEIMAR, a Rede Colmeia marcou presença com iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino. Para a fundadora, Thaisa Muniz, o seminário é um espaço de oportunidades. “Muitas empresas estão vindo para a cidade e querem valorizar o local. A Colmeia se coloca nesse papel: entre a grande empresa que chega e a moradora que quer aproveitar essas oportunidades”, destacou.

Já o representante da empresa Prompter Coop, Zalmir Menezes, elogiou a iniciativa. “Estou muito feliz de estar participando. É muito bom ver que a cidade investe em desenvolvimento, turismo e nas pessoas”, finalizou.

Ao final do seminário, foram entregues os certificados dos projetos Jornada de Capacitação Arte-Mar, Curso de Inglês e Saberes ArteMar, concluindo a programação do dia.



Conteúdo Original

2025-11-18 18:18:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE